Connect with us

Nossa Cidade

Encontro com psicólogos debate atendimento a imigrantes e refugiados

 

A 47ª Semana de Estudos da Psicologia da PUC-Campinas, organizada pelo Centro Acadêmico 27 de Agosto, contou, nesta terça-feira, dia 20 de setembro, com a participação da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, por meio do Departamento de Cidadania e do Serviço de Referência ao Imigrante e Refugiado.

 

 

O evento reuniu estudantes da Universidade para discutir o dever da Psicologia na promoção do desenvolvimento de uma sociedade igualitária e na execução dos Direitos Humanos no atual contexto brasileiro. Como parte da Semana, o diretor de Cidadania, Fábio Custódio, e a responsável pelo Serviço de Referência, Maria Valéria Scatolini, abordaram o tema “O papel do Psicólogo na situação dos imigrantes e refugiados”.

 

 

Além de apresentar um rápido panorama do quadro imigratório na cidade e dos serviços púbicos que são oferecidos a essa população, foram também tratadas questões relacionadas aos cuidados na área de saúde mental de imigrantes e refugiados, derivados da própria condição de deslocamento forçado.

 

 

Segundo Custódio, toda possibilidade de dialogar com a academia e futuros profissionais é motivo de satisfação, uma vez que isso permite “um fluxo de conhecimento e aprendizado que favorece tanto o processo formativo dos estudantes, quanto o embasamento teórico necessário para a constituição de serviços públicos voltado ao atendimento de novos públicos e realidades”.

 

 

Para Valéria, que também é psicóloga de formação e carreira, os profissionais que atuam na área de Direitos Humanos precisam estar preparados para sair de suas “zonas de conforto”, cotidianamente. A profissional, além de explanar sobre o conhecimento teórico para atender um púbico crescente, apresentou várias situações do cotidiano, no atendimento aos imigrantes e refugiados, que colaboraram para que os futuros profissionais pudessem ter uma visão mais ampla das especificidades e realidades que enfrentarão no futuro.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com