Connect with us

Nossa Cidade

Entorno da rua Delphino Cintra recebe segunda fase de requalificação da mobilidade urbana

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) deu início à segunda etapa de obras para requalificação definitiva do entorno da rua Dr. Delphino Cintra, no bairro Botafogo. No segundo semestre de 2022, a região recebeu intervenções de urbanismo tático dentro do Programa Revivacidade. Medidas que favorecem a redução da velocidade e a mobilidade ativa serão levadas à avenida Andrade Neves e à rua Dr. Octávio Mendes.  

A região já está recebendo obras de recapeamento, comandadas pela Secretaria de Serviços Públicos, realizadas em etapas. Na última segunda-feira, 17 de julho, a Emdec iniciou a readequação da sinalização viária horizontal (solo). Para não impactar o trânsito, os trabalhos de sinalização são realizados no período noturno.  

Além de sinalizar faixas de pedestres, linhas contínuas e de retenção, houve readequação das áreas de divisão do fluxo de veículos e demarcação de chicanas (sinuosidade na via) como medida de moderação da velocidade. O número de balizadores está sendo revisto e eles serão intercalados com tachas de LED fotovoltaicas (ativadas por energia solar). Também serão instalados adesivos de solo com a indicação da velocidade máxima permitida. Para orientar a população sobre a nova fase do projeto, faixas de orientação e banners foram instalados na região.   

“As medidas de urbanismo tático realizadas na primeira fase do Revivacidade tiveram como principal resultado a redução da velocidade praticada pelos veículos. São intervenções adaptáveis e, nesta segunda etapa, mais medidas ampliarão a segurança dos pedestres”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  

Confira as demais intervenções previstas na segunda fase: 

– Readequação das rampas de acessibilidade. 

– Instalação de gradis metálicos em complemento aos de concreto existentes no viaduto da avenida Barão de Itapura.  

– Repintura das áreas onde houve ampliação de calçadas, com padronização na cor verde. 

– Estruturação de ilha no cruzamento da avenida Andrade Neves com a rua Dr. Octávio Mendes (após a finalização das obras de recape).  

– Instalação de faixas zebradas e tachões no cruzamento da rua Delphino Cintra com a avenida Andrade Neves (sentido Rodoviária) para orientar o acesso ao semáforo. A realocação da coluna semafórica também está sendo avaliada pelas equipes técnicas, para ampliar a segurança na conversão.   

Futuramente, o local também receberá o primeiro jardim de chuva, em parceria com as secretarias municipais de Serviços Públicos; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Trata-se de uma das Soluções Baseadas na Natureza (SBN), que ampliam as áreas verdes e reduzem os impactos das chuvas em locais suscetíveis a alagamento, por meio da drenagem natural da água das chuvas.  

O que é o Revivacidade?  

O programa promove a segurança dos pedestres, cria espaços de convivência e favorece a integração da comunidade.  A ação rendeu o 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria “Iniciativa em favor da mobilidade ativa”, no último dia 23 de junho.  

Entre as intervenções realizadas no ano passado estão a ampliação dos passeios, adequação das faixas de rolamento, redução dos raios de curva nas esquinas, instalação de balizadores, implantação de chicana (sinuosidade na via) e redução da velocidade máxima permitida. 

Alinhado aos conceitos de traffic calming (tráfego calmo), sistemas e desenhos seguros, visão zero (nenhuma morte no trânsito é aceitável) e gestão da velocidade, o Revivacidade, na Delphino Cintra, foi elaborado pela Emdec e contou com o apoio técnico da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global e do WRI Brasil. O conceito de urbanismo tático se refere a soluções temporárias, de baixo custo e de rápida implementação que melhoram desenho de uma rua ou espaço público.  

Como critérios para a escolha da rua Delphino Cintra para a implantação do Revivacidade, a Emdec considerou a prática de velocidade excessiva, a recorrência de conversões irregulares, o desrespeito à sinalização e a existência de conflito entre pedestres e veículos em uma área considerada como uma das “portas do Centro”. Futuramente, o “Revivacidade” será multiplicado em outros pontos do município, dentro da iniciativa de requalificação da área central.   

Para receber dúvidas e sugestões da população sobre o Programa Revivacidade, a Emdec disponibiliza o e-mail revivacidade@emdec.com.br. Trata-se de importante ferramenta de participação cidadã, já que o programa tem como uma das características a construção colaborativa. Para saber mais, acesse www.emdec.com.br/revivacidade.   

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com