Connect with us

Nossa Cidade

Equipe de Educação Ambiental atua nas escolas antes dos mutirões para sensibilizar sobre ações de combate à dengue

Sensibilizar os moradores para os cuidados na eliminação de criadouros e para que abram as portas para os agentes dos mutirões contra o mosquito da dengue são os objetivos da equipe da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) que, nas semanas que antecedem as mobilizações, visita as escolas para ações educativas com diretores, coordenadores, equipes pedagógicas e estudantes.

 

No decorrer desta semana, a equipe interagiu com a comunidade escolar da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundametnal) Oziel Alves Pereira, e das escolas estaduais Theresinha da Fonseca Pares, no Jardim das Bandeiras, Dante Alighieri Vita, na região do São Quirino, e Escola Estadual do Jardim Icaraí.

 

Na ação de sensibilização, os educadores ambientais orientam sobre a situação epidemiológica, as diversas frentes de trabalho da Prefeitura para combater a dengue e reforçam a importância dos mutirões para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

 

Na semana que vai ter o mutirão, a gente já sensibiliza os estudantes, porque é uma forma de o material informativo ir entrando nas casas, nas comunidades, e isso ajuda para que os moradores abram as portas para receber os agentes de saúde”, explica o coordenador de Projetos e Educação Ambiental da Seclimas, Amandi Buzon Rodelli, que atua também como voluntário nos mutirões nos finais de semana.

 

Percebemos que, internamente, muitas escolas estão se mobilizando e fazendo esse diálogo com os alunos, produzindo seu próprio material informativo como extensão das disciplinas de ciências e artes”, conta o coordenador.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em média, metade das residências deixam de ser trabalhadas nos mutirões por estarem fechadas, desocupadas ou por impedimento dos moradores.

 

Campinas realizou, em 2024, sete mutirões contra o mosquito da dengue tendo visitado, pelo menos, 32,5 mil imóveis.

 

A oitava mobilização acontece neste sábado, 23 de março, em 11 regiões:

 

  • Parque Oziel
  • Gleba B
  • Jardim Monte Cristo
  • Jardim do Lago 2
  • Jardim Stella
  • Jardim Icaraí
  • Jardim Irajá
  • Jardim Santa Cruz
  • Jardim Bandeiras 1 e 2
  • Jardim São José
  •  

Educação Ambiental

 

Além da atuação dentro das escolas, o Centro de Educação Ambiental “Marco Antônio Vicentini”, na Estação Ambiental de Joaquim Egídio, mantém acervo permanente de material educativo sobre a dengue que é distribuído ao longo do ano a estudantes, pais e professores, além dos visitantes de finais de semana.

 

Segundo o secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Rogério Menezes, o meio ambiente tem relação direta com a saúde.

 

Quando evitamos que o mosquito prolifere, quando entendemos que hoje existem modificações no clima, com aumento de temperatura e chuvas, e que isso favorece o mosquito, realmente é necessário que cada um tenha consciência e faça a sua parte para conseguirmos vencer a dengue”, destaca Menezes.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com