Connect with us

Nossa Cidade

Equipe do Vera Cruz leva basquete para alunos da rede municipal

 

Alunos de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Campinas terão aulas de basquete, no contraturno escolar, com profissionais da equipe Vera Cruz Basquete Campinas. O lançamento do projeto Basquete em Rede aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 6 de junho, no ginásio do Clube Ponte Preta, no Jardim das Paineiras.

 

 

Estavam presentes atletas, como a jogadora do Vera Cruz, Karla Costa, e o técnico do time, Antônio Carlos Vendramini, que já liderou a seleção brasileira feminina. Também compareceram autoridades como o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, a primeira dama Sandra Ciocci, a Secretária de Educação, Solange Pelicer, e o Secretário de Esportes, Dário Saadi.

 

 

Segundo Vendramini, a preocupação em contribuir com a sociedade faz parte da tradição do Vera Cruz. “A equipe adulta já é um espelho para as crianças, mas o sonho mesmo era fazer um projeto social”, testemunhou. O técnico foi ouvido por 200 alunos da rede municipal, que participaram do lançamento do projeto.

 

 

Karla Costa também acredita que ensinar basquete nas escolas é uma questão de cidadania. “A gente não pode passar pela cidade sem deixar nada para ela”, falou. A atleta acredita que ações como o Basquete em Rede são necessárias para garantir que a tradição das boas seleções de basquete seja mantida.

 

 

A Secretária de Educação falou aos alunos sobre pensar no futuro e sonhar alto. “Vocês têm que aproveitar, ter muita dedicação, porque podem chegar lá”, incentivou.

 

 

Inicialmente, o projeto funcionará como um piloto, beneficiando 120 alunos de sete a 15 anos das escolas Padre Domingos Zatti, no Parque Fazendinha, e Edison Luís Chaves, no Jardim Santa Rosa. As aulas serão realizadas duas vezes por semana. Os treinos já começaram na EMEF Domingos Zatti e a expectativa é que todas as 45 unidades de ensino fundamental sejam contempladas com o projeto nos próximos meses.

 

 

O estudante de 12 anos Cauã Henrique estuda no colégio Domingos Zatti e contou que gostou das aulas até aqui, e também aprovou o evento. “Senti muita alegria”, disse Cauã, que nunca tinha visto atletas famosos de perto e acredita que a experiência vai ajudar a dar motivação nos treinos.

 

 

Ao longo do projeto, a Secretaria de Educação oferece as escolas e os alunos para receber o Basquete em Rede e o time Vera Cruz disponibiliza os profissionais para dar as aulas. A loja de materiais esportivos Decathlon disponibilizará todo material que será utilizados nas aulas.

 

 

Outros projetos

 

 

A Secretaria de Educação tem outros dois projetos que funcionam em modelos semelhantes. O Vôlei em Rede é feito em parceria com o técnico Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, um dos mais destacados campeões nacionais, como jogador e técnico das seleções masculina e feminina de vôlei. As escolas beneficiadas são a Maria Pavanatti Fávaro, localizada no Jardim São Cristóvão e Odila Maria Rocha Brito, que fica no Jardim  São Vicente.

 

 

Outro projeto que está sendo viabilizado vai ensinar tênis aos alunos da rede municipal. A parceira é a ex-jogadora Patrícia Medrado, que ocupou a primeira posição no ranking brasileiro de tênis durante 11 anos. A escola Geny Rodrigues, do São Bernardo, recebeu material e treinamento para seus professores no ano passado. Atualmente, as negociações estão em fase avançada para levar o ensino de tênis para mais escolas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com