Connect with us

Nossa Cidade

Equipes da Operação Verão já realizaram 38 vistorias preventivas em Campinas

As equipes da Operação Verão 2023/2024 realizaram, entre 1º de dezembro e 7 de janeiro, 38 vistorias preventivas em áreas de risco de Campinas e 17 ações educativas, incluindo a entrega de 4.500 folhetos de orientação para moradores. Os dados estão no balanço parcial da Operação divulgado em relatório na segunda-feira, 8 de janeiro, na primeira reunião do Comitê Gestor da Operação. No mesmo período foram registradas 27 quedas de árvores/galhos e 27 alagamentos em imóveis. 
 
Nos Jardins Santa Rosa e Ipaussurama, as 14 famílias atingidas pelos alagamentos foram atendidas por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e da Saúde. Foram entregues colchões e cartões Nutrir, além de hipoclorito fornecido pela Saúde para higienização dos imóveis a fim de evitar doenças causadas pela água da chuva. 
 
O relatório da Operação também aponta que no mês de dezembro de 2023 choveu 324,1 mm enquanto a média esperada era de 209, 1 mm. Já no mês de janeiro, Campinas esteve por três dias em estado de atenção, quando o volume de chuvas ultrapassou 80 mm em 72 horas. O maior índice diário foi registrado no dia 3 de janeiro, com 92,4 mm.
 
Segundo a coordenadora de Monitoramento da Defesa Civil, Sueli Castiglieri, neste dia, 3/1, foram registradas 52 ocorrências pelo telefone 199 da Defesa Civil. De dezembro até o dia 7 foram 399 registros. “As ocorrências resultaram em 236 encaminhamentos para as secretarias e setores envolvidos na operação, com liderança do Departamento de Parques e Jardins (com 53), de Serviços Públicos, e Setor de Uso e Ocupação de Solo, de Urbanismo (52)”, afirmou Sueli. 
 
O dezembro chuvoso também foi marcado por dias de muito calor. O município esteve em alerta de alta temperatura em cinco dias. Em janeiro, até agora, foram dois dias, incluindo esta segunda-feira, quando os termômetros bateram 34,4ºC. Teve também tempo seco. Com umidade do ar abaixo de 30% em 6 dias de dezembro e 2 em janeiro. 
 
Nos próximos dias, os campineiros devem lembrar de carregar o guarda-chuva. “A partir de quinta-feira, a previsão é de mais chuva”, destacou o coordenador de Operações da Defesa Civil, Daniel Oliveira. As chuvas mais volumosas e em um curto período de tempo requerem a atenção dos pedestres e condutores de veículos. “Estamos registrando novos pontos de alagamentos em vias em que isso não ocorria antes. São situações que vão acontecer com cada vez mais frequência e a população precisa ficar atenta”, afirmou. 
 
Na reunião também foram discutidos pontos como a importância de que condutores respeitem os bloqueios viários colocados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) durante as chuvas; e os riscos do descarte irregular de lixo. Confira matéria sobre o assunto no link https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/51838
 
 
O que fazer em caso de alagamento
 
Ao se deparar com um alagamento, a orientação é retornar e não atravessar. Ligue o rádio para conferir orientações sobre o trânsito ou use aplicativos para verificar qual a melhor rota para contornar as áreas alagadas. Em Campinas há placas em locais sujeitos a alagamento. Evite essas áreas em caso de chuva. 
 
Mas se não tiver jeito mesmo, deve-se conduzir o carro com velocidade baixa e manter a aceleração constante para que o motor não se afogue. Também manter distância do carro da frente e só atravessar depois que ele atravessar. Lembrar-se também de não fechar cruzamentos porque isso pode causar transtornos para outros motoristas e dificultar a passagem de ambulâncias e viaturas do Corpo de Bombeiros ou das forças de segurança. 
 
As pessoas devem avisar a Defesa Civil pelo telefone 199 sobre alagamentos e inundações. Para emergência, o número é o 193.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com