Connect with us

Nossa Cidade

Escola de Cozinha da Ceasa promove aula-show para comerciantes

Uma aula-show de gastronomia voltada a comerciantes da Ceasa Campinas, nesta terça-feira, dia 22 de maio, às 10h, dará início ao projeto Cozinha Ceasa/USF, na Escola de Cozinha da central de abastecimento, inaugurada no mês passado. O projeto é uma parceria entre a Ceasa e a Universidade São Francisco (USF) que visa a criação de um curso de formação de cozinheiro e alimentação sustentável, com uso integral dos alimentos, voltado às famílias atendidas pelo Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), dentro do entreposto campineiro. O curso começará em agosto.

 

Nesta aula-show, professores de Gastronomia da USF vão preparar entrada, prato principal e sobremesa para uma plateia de 15 comerciantes da Ceasa, convidados pela Associação dos Permissionários da Ceasa Campinas (Assoceasa) e pelo ISA – entidade criada pelos comerciantes que arrecada o excedente de hortifrútis no entreposto e distribui os alimentos a famílias carentes e entidades cadastradas. A aula será conduzida pelos professores e chefs Alexandre Meneguetti e Henrique Mecciano, ambos da USF.

 

“O objetivo dessa aula de demonstração é apresentar o projeto aos nossos comerciantes, para que eles conheçam de perto a nossa proposta e também nos apoiem nessa iniciativa”, explica o diretor-presidente da Ceasa, Wander Villalba. “Além de estimular a alimentação sustentável e o combate ao desperdício de alimentos, esse projeto também irá qualificar e capacitar as pessoas atendidas pelo ISA para que, no futuro, possam conseguir trabalhar na área da gastronomia”, afirmou.

 

Uma segunda aula será realizada no dia 26 de junho e deverá reunir os 25 futuros alunos do curso da Escola de Cozinha, que serão selecionados dentre os beneficiários das entidades Instituto Padre Haroldo e Grupo Primavera, de Campinas – ambas recebem alimentos doados pelo ISA.

 

“Nesse primeiro workshop, vamos trabalhar com menu da cozinha brasileira. É importante incentivar o uso dos insumos que são nativos da região e também desenvolver a cultura e o amor pela nossa gastronomia. Também vamos falar um pouco sobre a USF e esse projeto em parceria com a Ceasa”, disse a coordenadora do Curso de Gastronomia da universidade, professora Andreia Pimentel. Ao final da aula, o público poderá degustar os pratos.

 

 

 

Projeto e parceria

 

O projeto Cozinha Ceasa/USF – Alimentação Sustentável ISA foi lançado oficialmente no último dia 24 de abril, na Escola de Cozinha da Ceasa, em cerimônia que contou com a presença do prefeito Jonas Donizette. A iniciativa pioneira visa estimular a alimentação sustentável e o combate ao desperdício de alimentos, bem como capacitar jovens e adultos em técnicas básicas de gastronomia e higiene na cozinha. 

 

O curso de capacitação profissional começará em agosto e terá a duração de um semestre. Ao final, os participantes receberão um certificado reconhecido pela USF e pelo Ministério da Educação, que qualificará o aluno a atuar no mercado de trabalho como cozinheiro. As aulas serão gravadas e, numa segunda etapa, os vídeos serão reproduzidos nos bairros atendidos pelo ISA, em um ônibus adaptado exclusivamente para atender o projeto, ampliando o alcance da iniciativa e multiplicando o número de pessoas que receberão as orientações. 

 

O projeto Cozinha Ceasa/USF se vale de conceitos do Movimento da Gastronomia Social, que enxerga a gastronomia como agente de transformação social e acontece no Brasil – com o projeto Gastromotiva, entre outros -, e em vários outros países, sob a liderança de instituições e grandes chefs.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com