Connect with us

Nossa Cidade

Escola do Parque Oziel inaugura biblioteca para a comunidade

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oziel Alves Pereira, localizada no Parque Oziel, inaugurou nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a Biblioteca Comunitária “João Antônio Nascimento da Silva”. A iniciativa se deu por meio do apoio da Prefeitura de Campinas ao projeto “Biblioteca Comunitária”, parceria da CPFL Energia com o Instituto Ecofuturo. A implantação foi executada pelo Instituto Ecofuturo, com investimento da CPFL Energia, por meio do uso dos recursos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, prestigiou a cerimônia de inauguração e ressaltou a importância de contar com um ambiente como a biblioteca para incentivar a prática da leitura nos alunos e na comunidade em geral. “A leitura é uma viagem, ela te leva a lugares, abre seus horizontes, aprofunda seus pensamentos e muda nosso ser por dentro. A biblioteca é um ambiente que nos leva a fazer uma reflexão, aproveitem essa oportunidade”, aconselhou Henrique.
Atualmente, a escola atende mais de 1.100 alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Biblioteca Comunitária será a primeira, dentro de uma escola municipal, aberta para uso da comunidade – uma das maiores ocupações urbanas da América Latina, com cerca de 30 mil habitantes. Ela será uma das cinco unidades de referência do projeto da Secretaria Municipal de Educação para implantação de bibliotecas em cada região da cidade.
Esta é a primeira biblioteca comunitária da rede municipal de Campinas. Todas as nossas escolas possuem bibliotecas e nós sabemos que muitas crianças têm acesso à leitura e o primeiro contato com livros em bibliotecas escolares”, afirmou Solange Villon Kohn Pelicer, secretária municipal de Educação. “Esta biblioteca é diferenciada. Foi possível acontecer com a parceria da iniciativa privada com o poder público, todos em prol da Educação”, continuou Solange.
A nova biblioteca complementa o acervo que já existia na escola, com mais mil livros novos de literatura, sendo 70% selecionados por especialistas da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. O restante dos títulos foi escolhido pela própria comunidade do bairro. Há novos mobiliários e equipamentos eletrônicos, como televisão, blue-ray e computadores, disponíveis para utilização do público.
Durante a implantação da biblioteca do Oziel, cerca de 30 educadores, professores e moradores da região participaram de uma oficina sobre educação socioambiental e de cursos de formação sobre Promoção de Leitura e Gestão de Biblioteca, oferecidos gratuitamente pelo Ecofuturo e pela CPFL Energia. “A CPFL tem como obrigação distribuir energia. Mas temos que fazer isso com bastante responsabilidade social e de forma sustentável”, disse Carlos Zamboni, presidente da CPFL Paulista.
Homenagem a ex-aluno
A comunidade foi envolvida desde o início do processo para garantir que a biblioteca atenda às necessidades da região, além de imprimir nela sua identidade e se apropriar do novo espaço. “Acreditamos que são ações como esta, com articulação intersetorial, envolvimento da comunidade e investimento em educação, que levam a grandes transformações sociais”, afirmou Marcela Porto, superintendente do Instituto Ecofuturo.
Reforçando o vínculo da comunidade com o projeto, a nova biblioteca ganhou o nome de João Antônio Nascimento da Silva, uma homenagem feita por estudantes e moradores do Parque Oziel a um ex-aluno da escola, falecido em 2016. Com paralisia cerebral, João ingressou na Emef Oziel Alves Pereira, sua primeira escola, em 2011, e sempre é lembrado por alunos, professores e funcionários com muitas saudades e carinho por seu carisma e dedicação aos estudos.
Os pais de João, presentes na inauguração vestidos com uma camiseta estampada com a foto do menino e com a frase “sou pai e mãe de anjo”, emocionaram os convidados com um discurso que contou a trajetória de João Henrique, desde seu nascimento, em outubro de 2002, até seu falecimento, em agosto de 2016.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com