Connect with us

Nossa Cidade

Escola internacional presente em 20 países anuncia chegada a Campinas

Presente em 20 países, com mais de 70 mil alunos nos cinco continentes, a rede de escolas SABIS anuncia sua chegada a Campinas, onde será instalada sua primeira unidade no Brasil. Já em construção, o campus irá ocupar uma área de 300 mil metros quadrados no pólo de alta tecnologia e incluirá a cidade no circuito das principais escolas internacionais em todo o mundo.

Com 134 anos de história, a SABIS Campinas irá oferecer educação internacional bilíngue, do ensino infantil ao médio. O currículo segue as normas do MEC, oferecendo um programa internacional e brasileiro totalmente integrado, permitindo que posteriormente os alunos possam escolher entre estudar em uma universidade brasileira ou em outros países.

“Os alunos irão vivenciar uma imersão completa no inglês e no currículo internacional, mas também receberão todo o conteúdo da educação brasileira. Um dos nossos pontos fortes em relação às demais escolas internacionais presentes no país é que temos a intenção de nos adequarmos à cultura nacional e queremos preparar nossos alunos não só para as universidades do exterior, mas também para se sair bem no ENEM e nos principais vestibulares do país”, afirma Szilvia Simai, diretora de admissão da SABIS em Campinas.

Ela ressalta o aspecto multicultural da escola: “Iremos celebrar datas como o Dia de Ação de Graças, por exemplo, mas também teremos animadas festas juninas.”

O currículo brasileiro seguirá o SABIS Educational System, sistema com livros e metodologia próprios, utilizado pela rede no mundo inteiro, com testes frequentes para garantir que os alunos estejam realmente aprendendo, além de suporte e acompanhamento contínuo. As crianças brasileiras receberão a mesma qualidade de ensino oferecidas em países como Estados Unidos e Alemanha e poderão, por exemplo, participar da colônia de imersão na incrível unidade Ashwicke Hall, na Inglaterra, que lembra um castelo.

“Nosso currículo internacional é igual em todas as escolas e traz a mesma qualidade nos Estados Unidos ou Brasil. Desenvolvemos o método SABIS Point System, que é a nossa metodologia de ensino, baseado nos conceitos chave em todas as disciplinas. Também incentivamos nossos alunos a fazerem a diferença em suas comunidades através do SLO – Student Life Organization”, diz.

Os alunos da rede têm alcançado resultados que estão bem acima das médias globais. Os últimos resultados de 2019, em testes internacionais como o “IGSCE”, da Inglaterra, mostram que 86% dos alunos das escolas SABIS obtiveram notas entre A e C, em comparação com um índice de 80% em todo o mundo. Já nos testes “A Levels”, também da Inglaterra, 76% dos alunos SABIS tiraram entre A e C, em comparação com 62% globalmente. No sistema “Advanced Placement”, dos Estados Unidos, 80% dos alunos SABIS obtiveram as maiores notas, de 3, 4 ou 5, contra 60% que obtiveram os mesmos resultados em escala global.

“Os resultados dos exames externos qualificam nossos estudantes para admissão em algumas das melhores faculdades e universidades do mundo e fazem parte da sólida formação que os alunos adquirem para o aprendizado futuro. Uma vez admitidos, os graduados SABIS se baseiam nas habilidades acadêmicas e de vida adquiridas e passam a se distinguir em uma ampla gama de profissões”, conta.

As obras de instalação do campus, que terá capacidade para atender 2 mil alunos no total, foram iniciadas no segundo semestre de 2019 e têm previsão de conclusão para o próximo mês de setembro. As aulas do currículo acadêmico, em período integral, serão iniciadas em agosto de 2021 – seguindo o calendário escolar internacional – mas a partir de fevereiro de 2021 já haverá aulas preparatórias para estudantes que precisarem aprimorar o inglês antes de iniciar os estudos.

“Inicialmente, abriremos matrículas para crianças a partir de dois anos de idade até o sexto ou sétimo ano do ensino fundamental, pois é necessário que os alunos tenham fluência no inglês para acompanhar as explicações. A partir daí, ‘cresceremos juntos’ até chegar ao ensino médio”, explica Szilvia Simai.

Com 100 mil metros quadrados de área construída, a SABIS Campinas irá oferecer infraestrutura completa para os estudantes, com diferenciais como piscina aquecida para as aulas de natação dos pequenos (como parte da grade curricular), piscina semi-olímpica para os maiores e espaços esportivos e de lazer adequados às diversas faixas etárias.

Destaque para a pista de triciclos nos quais as crianças serão ensinadas desde cedo sobre as leis do trânsito, de maneira lúdica, e para os laboratórios de ciências preparados especialmente para os estudantes da educação infantil.

A representante da escola explica que Campinas foi escolhida como sede do primeiro campus brasileiro após a realização de pesquisas de mercado que indicaram a demanda por instituições de currículo internacional. “Campinas é uma cidade conhecida pela excelência acadêmica, com grande potencial para um sistema educacional como o nosso”, diz.

Contações de histórias abertas ao público

Para marcar sua chegada ao país e divulgar seu sistema educacional, a SABIS Campinas tem realizado uma série de eventos abertos ao público. Entre as ações já promovidas, estão sessões de “contação de histórias” e um bate-papo sobre educação bilíngue realizado em parceria com a Unicamp.

No próximo mês de março, inspirada no movimento de incentivo à leitura a Read Across America, que acontece anualmente na América do Norte, a escola irá promover três encontros gratuitos e abertos a todos os interessados, nos quais as crianças poderão conhecer histórias escritas pelo Dr. Seuss, um dos maiores escritores de literatura infantil em todo o mundo.

Os encontros serão realizados no Jardim de Inverno do Shopping Center Iguatemi Campinas no dia 7 de março, e na Livraria Leitura do Parque D. Pedro Shopping, dias 14 e 28 de março, às 16h. Para participar, basta chegar um pouco antes aos locais.

“Criado originalmente para celebrar os muitos personagens que foram imortalizados nos livros infantis do Dr. Seuss, o Read Across America atualmente se expandiu para incluir uma variedade maior de livros e personagens. Agora estamos felizes em trazer essa prática e seus benefícios às crianças da América do Sul com a nossa iniciativa Read Across the Americas”, conta Szilvia.

Os interessados em saber mais sobre o projeto ou mesmo sobre a escola podem entrar em contato a SABIS em Campinas pelo e-mail sabiscampinas@sabis.net ou pelo whatsapp 19 – 99626-4505.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com