Connect with us

Nossa Cidade

Escolas estaduais recebem ações da Emdec a partir de segunda-feira

Com o fim do Carnaval e o retorno das atividades nas escolas estaduais, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) dará continuidade à sua programação de Volta às Aulas a partir da próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro. Doze escolas das redes pública e privada receberão as abordagens educativas, até o dia 26.
 
 No total, neste semestre, 15 instituições em regiões atendidas pelo Corredor BRT Ouro Verde serão contempladas pela ação, sendo 11 estaduais, duas municipais e duas particulares. A escolha pelas localidades foi feita devido às transformações na circulação nos arredores do corredor de ônibus, proporcionadas pela nova operação do sistema, iniciada no dia 26 de janeiro.
 
 A equipe de Educação da Emdec tem como foco os horários de entrada e saída dos alunos. É neste momento que consegue orientar estudantes e responsáveis sobre comportamentos seguros durante os deslocamentos. Também explicam as mudanças da nova operação do BRT Ouro Verde, ressaltando a atenção e a mudança de comportamento necessárias a quem circula pela região, em função do uso intenso dos corredores.
 
 As escolas participantes também recebem o Guia de Atividades de Educação para Mobilidade da Emdec para 2024, cuja programação tem o “Volta às Aulas” como pontapé inicial. As instituições são convidadas a receber as atividades que ocorrem ao longo do ano, para a inclusão da educação para o trânsito como tema transversal no currículo escolar.
 
Esquetes sobre humanização no trânsito
 
 Além das orientações, esquetes sobre a humanização no trânsito serão realizados em frente a quatro instituições: Escola Estadual (E.E.) Padre José dos Santos, no Jardim Campos Elíseos, no dia 19; E.E. Hercy Moraes, na Vila Perseu Leite de Barros, e na E.E. André Fort, no Jardim Campos Elíseos, ambas no dia 22; e na E.E. Prof.ª Maria Helena Antônio Cardoso, no Vida Nova, no dia 26.
 
Encenada pelo grupo Ateliê Teatro, a ação propõe, de forma lúdica, a reflexão sobre as pessoas ocuparem o centro do debate a respeito de uma cultura de paz na mobilidade urbana.
 
Ações de Volta às Aulas começaram antes da folia
 
Ainda antes do Carnaval, três instituições receberam abordagens educativas da Emdec. No dia 6 de fevereiro, a equipe da Emdec esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) CAIC Zeferino Vaz, na Vila União; e no Colégio Crescer Campinas, no Jardim Novo Campos Elíseos. Já no dia 7, foi a vez da EMEF Prof.ª Violeta Dória Lins, na Vila Rica. As duas EMEFs também contaram com esquetes do grupo teatral.
 
No total, cerca de 400 pessoas já foram impactadas pelas ações de Volta às Aulas.
 
Veja a programação das próximas abordagens educativas da Emdec:
 
Segunda-feira (19/02)
7h às 7h30 – E.E. Prof.ª Maria Julieta de Godói Cartezane – Vila Maria Eugênia
 
12h20 às 13h – Escola Estadual (E.E.) Padre José dos Santos – Jardim Campos Elíseos
 
 
 
Terça-feira (20/02)
11h50 às 13h – E.E. Dona Valentina Silva de Oliveira Figueiredo – Jardim Yeda
 
12h35 às 13h – E.E. Escritora Raquel de Queiroz – Jardim Yeda
 
 
 
Quarta-feira (21/02)
12h35 às 13h – E.E. Prof. Benevenuto Torres – Parque Universitário de Viracopos
 
12h35 às 13h – E.E. Residencial São José – Residencial São José
 
 
 
Quinta-feira (22/02)
7h15 às 7h30 – E.E. Hercy Moraes – Vila Perseu Leite de Barros
 
11h35 às 13h – E.E. André Fort – Jardim Campos Elíseos
 
 
 
Sexta-feira (23/02)
11h45 às 12h45 – E.E. Celestino Campos – Vila Mimosa
 
11h45 às 13h – Colégio Jardins Mediterrâneo – Vila Mimosa
 
 
 
Segunda-feira (26/02)
11h40 às 12h45 – E.E. Conjunto Vida Nova III – Vida Nova
 
12h35 às 13h – E.E. Prof.ª Maria Helena Antônio Cardoso – Vida Nova

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com