Connect with us

Cultura & Lazer

Especialistas do Senac dão dicas de saúde para os foliões aproveitarem o Carnaval

O Senac Campinas montou o seu ‘bloquinho’ de especialistas e sai neste Carnaval com dicas de cuidados com a pele, alimentação e com os pés para os foliões que daqui alguns dias vão se divertir. Docentes das áreas de saúde e bem-estar e gastronomia e alimentação prepararam sugestões para quem deseja curtir os dias de festa com bastante tranquilidade. Confira:

Pele linda: antes, durante e depois da folia

Diversão de Carnaval na piscina, na praia ou no bloco de rua? Não importa! Sua pele precisa estar hidratada e protegida! Para isso, a docente da área de saúde e bem-estar, Luciana de Paula Ferreira, listou alguns cuidados para sua pele chegar linda na quarta-feira de cinzas:

– Hidrate sua pele antes, durante e após a exposição solar. Uma boa opção é utilizar a água termal, pois possui propriedades hidratante, calmante, anti-irritante e suavizante, reduzindo a sensibilidade da pele.

– Atenção com as maquiagens com pedrarias e adesivos. Verifique a procedência do material para evitar uma possível reação alérgica e lembre-se de aplicar o protetor solar antes da maquiagem, evitando marcas indesejáveis na pele após a retirada.

– Protetor solar com tonalizante é uma excelente opção para arrasar na maquiagem e proteger a pele. Lembre-se de reaplicar o protetor solar durante a folia. Uma ótima dica é usar protetores em pó que não estragam a maquiagem e são de fácil aplicação.

– Depois da folia descanse sua pele. Uma boa dica é realizar uma limpeza de pele para retirar as sujidades, o excesso de protetor solar e a maquiagem. Para realizar o procedimento, procure um profissional capacitado que vai respeitar a necessidade da sua pele, combinando diferentes produtos e técnicas.

Alimentação saudável e segura

O Carnaval é um dos momentos em que costumamos extravasar emoções e, infelizmente, costumamos cometer excessos na alimentação. Durante a folia, devemos nos cuidar para o corpo aguentar os dias de festa ou dias de muita praia e sol. Para ajudar a escolher alguns petiscos, a docente da área de gastronomia e alimentação,Larissa Pedretti, preparou dicas de alimentos que podem, inclusive, ficar na bolsa.

– Nos lanches leves e petiscos, as frutas são sempre opções fáceis, práticas, rápidas e saudáveis! Outra alternativa são chips de legumes assados, que costumam ser deliciosos e vão bem às mais diversas situações, sendo possível produzir facilmente em casa para carregar na bolsa e levar em qualquer lugar.

– Legumes crus em palitos (cenoura, pepino e pimentões, por exemplo) podem ser acompanhados de um delicioso molho à base de iogurte, limão e hortelã.

– Outra opção muito prática, saudável e saborosa são as nozes e castanhas. 

– É importante respeitarmos um intervalo máximo de 4 horas sem nos alimentarmos e lembramos sempre de curtir com responsabilidade e consciência.

– Não devemos jamais esquecer a hidratação: água, águas aromatizadas, chás gelados, água de coco ou sucos naturais são sempre uma excelente pedida.

Para sambar, pular e dançar

Em qualquer ocasião, devemos sempre ter uma atenção especial aos nossos pés. Muitas atividades acabam exigindo a estabilidade e o equilíbrio dados por eles, tais como: andar, correr e pular. E para curtir os dias de diversão, a docente da área de saúde e bem-estar, Joelma Ramos, ensina como cuidar deles:

– Antes de sair para o Carnaval, lave e seque bem seus pés. Evite o uso de hidratante, pois em contato com o suor aumenta a probabilidade de bolhas. Use talco dentro do calçado ou amido de milho, o que ajuda com o suor, evitando aquele cheirinho desagradável.

– Procure calçados confortáveis, deixe os chinelos, sandálias e rasteiras para a praia ou piscina. Os fechados dão mais firmeza na hora de dançar e pular.

– E para acabar com a ressaca dos seus pés, faça um bom escalda-pés com sal grosso, aplique uma boa loção de extrato de sálvia e arnica, e volte para o ‘abre alas’ da sua rotina.

***Receita do escalda-pés: água suficiente para cobrir o dorso do pé (2 a 3 litros). Ferver a água e deixar quase morna de preferência. Acrescente 4 colheres de sopa de sal grosso e duas gotas de óleo essencial de lavanda. Se quiser, colocar bolinha de gude (opcional). Secar bem os pés e entre os dedos. Finalize com um bom hidratante. A duração do escalda-pés é de 15 minutos.

Sobre o Senac Campinas

Com uma atuação forte, inovadora e vanguardista na área educacional de Campinas, o Senac – referência nacional em educação profissional para o setor do comércio de bens, serviços e turismo – possui infraestrutura e tecnologia de ponta e oferece cursos livres (de curta duração), técnicos, especializações técnicas, pós-graduação e extensão universitária em diversas áreas do conhecimento, como arquitetura e urbanismo, beleza e estética, comunicação e artes, tecnologia da informação, gestão e negócios, eventos e lazer, gastronomia, saúde e bem-estar, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, moda, hotelaria e turismo e certificações em tecnologia. Confira a programação no Portal http://www.sp.senac.br/campinas

Serviço:

Senac Campinas

Local: Senac Campinas

Endereço: Rua Sacramento, 490 – Centro

Inscrições: http://www.sp.senac.br/campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com