Cultura & Lazer
Espetáculo “Azimute” chega ao Castro Mendes pela Campanha de Popularização do Teatro 2026
O Teatro Castro Mendes, em Campinas, recebe no dia 24 de janeiro, às 20h, o espetáculo “Azimute”, da Cia. Fresquinha, com direção de Lara Duarte. A apresentação integra a Campanha de Popularização do Teatro 2026, promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos pelo link https://site.bileto.sympla.com.br/teatrocastromendes/
Nascida em contexto universitário, a montagem foi criada durante o semestre de conclusão de curso de estudantes da graduação em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A peça propõe uma reflexão poética e crítica sobre as travessias que perpassam a experiência humana.
O ponto de partida do espetáculo são os diários de bordo dos navegadores Amyr e Tamara Klink, pai e filha, conhecidos por atravessarem oceanos em solitário. A dramaturgia se debruça sobre as obras “Cem dias entre céu e mar” e “Mil Milhas” e convida o público a mergulhar na imaginação e na ludicidade dessas aventuras, ao mesmo tempo em que expõe as contradições presentes nos relatos.
Com caráter interdisciplinar, “Azimute” combina teatro e música, contando com uma banda que sonoriza a cena ao vivo. A dramaturgia foi construída de forma colaborativa e se estrutura como um seminário cênico, no qual o tema da travessia se desdobra em questionamentos sobre relações familiares, gênero, o direito à narrativa e a construção de hegemonias políticas.
A estética do espetáculo parte da ideia dos kits de sobrevivência e provoca o elenco e o público a refletir sobre quais são os itens indispensáveis para enfrentar uma jornada ainda indefinida e desconhecida. Esses objetos simbólicos representam tanto a proteção quanto o enfrentamento de perigos reais e imaginários.
Ao transformar diários de bordo em camadas poéticas e cenas autorais, “Azimute” revela o não dito, as narrativas silenciadas e as escolhas que moldam o modo de estar no mundo. Mais do que falar de navegação, a peça propõe uma reflexão sobre orientação, escolha de caminhos e sentidos possíveis para a travessia da vida.
Serviço – Espetáculo “Azimute”
Quando: 24 de janeiro
Onde: Teatro Castro Mendes
Endereço: rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas – São Paulo
Horário: 20h
Ingressos: pelo link https://site.bileto.sympla.com.br/teatrocastromendes/