Connect with us

Nossa Cidade

Espetáculo com sobreviventes de Hiroshima faz apresentação em Campinas

 “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”, espetáculo do gênero teatro documental, que leva ao palco sobreviventes reais que contam suas histórias, ganha única apresentação em Campinas neste sábado, 1º de junho, às 20h, no Teatro Castro Mendes. No palco, três sobreviventes do primeiro ataque nuclear da história fazem seus depoimentos de uma das piores tragédias da humanidade.  São contados os momentos da explosão nuclear na cidade de Hiroshima, no Japão, em 1945, os dias seguintes e a imigração para o Brasil.

 

O espetáculo reconstrói a história do militar Takashi Morita, na época com 21 anos, e dos civis Kunihiko Bonkohara, com 5 anos, e Junko Watanabe, com 2 anos, que estavam em Hiroshima no dia do bombardeio. Em cena, eles atuam no formato de teatro documental, também conhecido como biodrama. Fotos originais e canções da época executadas pelos sobreviventes compõem o clima da apresentação.

 

Com roteiro e direção de Rogério Nagai, o espetáculo deu origem ao projeto “Sobreviventes Pela Paz”. A ideia surgiu em 2012 com pesquisas sobre a comunidade nipo-brasileira e a imigração japonesa no Brasil. Foram 12 meses de pesquisa com palestras, estudos, debates, lançamento de livro, exibição de documentários, leituras dramatizadas e apresentações teatrais. “Ainda que trate de uma tragédia, o texto traz uma reflexão sobre a paz por onde passa, com uma mensagem forte de resiliência, perdão e superação. Colocar os sobreviventes em cena é uma maneira que o projeto encontrou de mostrar a importância de propagar e manter a paz, para que acontecimentos como esse nunca mais se repitam”, ressalta Rogério Nagai, diretor do projeto.

 

Esta será a primeira vez que o espetáculo vem para Campinas. Já passou por Curitiba em 2017, dentro da mostra Fringe, do Festival de Teatro de Curitiba, além do Festival de Artes Cênicas de Bauru, o FACE-Bauru em 2018. 

 

Hiroshima 

Em 6 de agosto de 1945, no estágio final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram uma bomba na cidade de Hiroshima. Três dias depois, atingiram também Nagasaki. Foram milhares de mortos e feridos, além de sobreviventes que buscaram retomar suas vidas depois da tragédia. Os números oficiais informam entre 130 e 240 mil mortos como resultado destes que foram os primeiros e únicos ataques nucleares contra civis em toda a história.

No Brasil, há 83 sobreviventes das bombas, todos associados à Associação Hibakusha Brasil Pela Paz, anteriormente chamada de Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil. Após ajuda médica e reconhecimento dado a essas pessoas, a associação passou a se dedicar também à propagação de mensagens de paz e pelo fim de armas e usinas nucleares.

“Os Três Sobreviventes de Hiroshima” é uma das ações apoiadas pela Associação. O espetáculo é realizado pela NAGAI Produções Artísticas e Culturais, criada em 2011 em São Paulo, que desenvolveu ainda o seminário “Hiroshima e Nagasaki NUNCA MAIS! em 2016”, em São Paulo.

 

Serviço

Espetáculo “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”, roteiro e direção Rogério Nagai. Com Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara, Junko Watanabe e Rogério Nagai

Quando: sábado, 1 de junho, às 20h.

Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas). Telefone: (19) 3272.9359.

Classificação: 12 anos.

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada)

Ingressos à venda pelo link: https://www.sympla.com.br/sobreviventes-da-bomba-atomica-de-hiroshima-em-campinas__499238

 

 

 

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com