Connect with us

Nossa Cidade

Estação Cultura recebe segunda edição de feira vegana no domingo, 8

A Estação Cultura recebe no próximo domingo, 8 de setembro, das 10h às 19h, a segunda edição do Vegan Day Campinas – Festival Vegano. Com entrada franca, o evento reunirá 48 expositores veganos nas áreas de alimentação, saúde, beleza, cuidados pessoais, artesanatos e moda.

 

 

O Vegan Day Campinas é um festival organizado para receber todas as pessoas, com a proposta de apresentar o modo de vida vegano, por meio da exposição da culinária, bebidas, roupas, calçados, acessórios e artesanatos, todos produzidos sem nada de origem animal.

 

 

O evento contará com três estações especiais. A maior delas é a Estação Central, que reunirá a culinária vegana, entretenimento e os expositores de artesanato, beleza, cuidados especiais, modas e acessórios. Quando o assunto é alimentação, o que não faltam são opções para todos os gostos na gastronomia vegana, com pratos zero lactose, sem glúten, entre outros, como coxinha vegana, diversas massas, risoto de pinhão, churrasco de legumes, comida japonesa vegana, moqueca vegana e muito mais. “Teremos preparações de comida para todos os gostos, mostrando que é possível ser feliz, se alimentar bem e se divertir sem exploração animal”, destaca Mara Ando, coordenadora da Sociedade Vegetariana Brasileira em Campinas, que organiza o evento .

 

 

Na parte musical, além do som ambiente sob o comando de um DJ, duas atrações prometem empolgar o público: o trio de cordas TerraChords e a cantora vegana Ana Cavalcanti, que apresentará hits da MPB.

 

 

Outro espaço é a Estação Bem-Estar, área onde acontecerão aulas de yoga, oficinas culinárias, cozinha show e rodas de conversa sobre vários temas, como maternidade, saúde, alimentação e os mitos relacionados ao veganismo.

 

 

As crianças também terão seu cantinho na Estação Kids para se divertir (pula-pula gratuito para crianças de até 10 anos). O evento também terá espaço onde os animais de estimação serão bem-vindos.

 

 

Numa iniciativa em prol do meio ambiente, a Vegan Day Campinas aderiu ao movimento do “Menos Lixo” e decidiu abolir o uso de copos plásticos descartáveis no evento. A ideia é reduzir ao máximo a produção de lixo de alto impacto ambiental, formados em sua maioria por descartáveis plásticos. A utilização de copos retornáveis é incentivada e um estande disponibilizará os mesmos para o público, por meio de sistema “caução”. O visitante compra por R$ 6,00 e no final da feira, caso não queira ficar com o copo, pode devolvê-lo e receber o valor de volta. Quem desejar, também pode levar seu próprio copo de casa.

 

 

A feira é uma iniciativa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SBV), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas.

 

 

Em abril de 2018, uma pesquisa encomendada pela SBV apontou que 14% população brasileira se declarou vegetariana, representando um crescimento de 75% deste público em relação ao ano de 2012. Para a organização da feira em Campinas, o futuro é vegano e segue em grande ascensão.

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO:

 

 

Estação Bem-Estar

10h: Yoga e Meditação

11h30: Roda de Conversa – “Maternidade Vegana” – Convidadas: Aline Ruffi (nutricionista funcional), Izabella Tesoto (nutricionista especialista em nutrição pediátrica) e Carol Bellodi Coimbra (Consultora em Amamentação, Doula e Educadora Perinatal).

13h: Roda de Conversa com Médicos Vegetarianos – “Alimentação Vegetariana/Vegana – Mitos e verdades” – Convidados: Dra. Juliana Gabriel (médica especialista em Endocrinologia e Metabologia); Dra. Maite Dahdal (Médica residente de Medicina de Família e Comunidade e sócia-fundadora da Associação Brasileira de Médicos Vegetarianos); Dr. Renato Kalil Uehbe (especialista em Medicina do Exercício e Esporte).

14h30: Roda de Conversa: “Virei vegano… e aí? Como ficam minhas relações familiares e sociais…” – Convidados: Influencers veganos Vitor Ávila e Larissa Maluf e o presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, Ricardo Laurino.

16h: Cozinha Show: Nhoque de Biomassa com molho de Casca de Banana, com a chef Bia Zen, do Restaurante Raízes Zen.

16h30: Cozinha Show: Verrine Duo de chocolate, com a chef Susana Mira Pereira, do Bistro Hortelã Pimenta.

 

 

Estação Central – Atrações musicais

11h30: TerraChords – Trio de cordas com Rebecca Levegan (violino), Marcelo Pancher (violão) e Nikolas Moraes (contrabaixo). O grupo resgata músicas de sucesso numa versão instrumental e erudita.

15h: MPB – Cantora Ana Cavalcanti acompanhada de Cainã Miachon (percussão) Laércio Miranda (violão)

 

 

 

 

SERVIÇO:

Evento: Vegan Day Campinas – Festival Vegano

Data: 8 de setembro de 2019 (domingo)

Horário: 10h às 19h

Local: Estação Cultura, na Praça Marechal Floriano, s/nº, em Campinas

Entrada: Gratuita

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com