Connect with us

Nossa Cidade

Estrutura para Corrida da Lua, neste sábado, dia 30/10, já está definida

A Corrida da Lua será realizada neste sábado, dia 30 de outubro, a partir de 20h, no entorno do Taquaral. A prova terá percurso de 10 km e 5 km. O Parque, vai receber os frequentadores para passeios ou atividades físicas das 6h da manhã até as 17h, quando os portões serão fechados para colocar em prática a logística da prova.

Em respeito aos protocolos sanitários e de segurança com relação à prevenção da Covid-19, elaborados pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas, Federação Paulista de Atletismo e Confederação Brasileira de Atletismo, foram feitas mudanças para o cumprimento integral das exigências. Inclui-se nesse quesito o agendamento online, para a checagem das responsabilidades técnicas de cada inscrito.

Corredores e caminhantes serão recepcionados pelos organizadores da prova no Portão 7 (do Ginásio de Esportes). Antes de se dirigirem ao local da largada vão apresentar o comprovante das duas doses da vacina ou o teste negativo de PCR com validade inferior a 72 horas. Ainda em relação aos não vacinados, serão disponibilizados também testes de antígeno nasal, por um valor inferior ao de mercado. Este procedimento pode ser feito no momento da entrega dos kits/pulseira.

O acesso à área reservada à largada é restrito, sendo autorizado apenas a presença dos inscritos que deverão mostrar a pulseira, bem como os números de peito, a fim de facilitar o encaminhamento ao grupo destinado para o aquecimento final antes da corrida.

Máscaras e Largadas

Desde as negociações iniciais para a realização da Corrida da Lua, em conformidade entre as partes envolvidas, oficializou-se a necessidade do uso da máscara entre os corredores, caminhantes, organizadores e pessoal de apoio envolvido direta ou indiretamente no evento. Assim, durante todo o tempo, é obrigatório o uso da máscara por todas as pessoas que estiverem no parque, antes, durante e após a prova.

As largadas, a partir de 20h, serão feitas em ondas de 300 integrantes cada. Neste caso, também deve ser respeitado o distanciamento e o intervalo vai ser de dois minutos a cada onda. As ondas serão diferenciadas pelas pulseiras dos inscritos e têm a função de evitar aglomerações e que as pessoas fiquem muito próximas umas das outras.

Os atletas, largarão em direção ao portão 5 e o percurso vai usar a pista interna da Avenida Heitor Penteado até alcançar o Portão 6 do Kartódromo. Eles se manterão na pista interna da avenida para alcançar o local da chegada, cumprindo os 10km.

Os caminhantes também largarão de frente ao Planetário Municipal , no Taquaral, para um trajeto de 5 km a ser completado com uma volta no entorno da Lagoa. A chegada é exatamente no mesmo local da partida. A Corrida da Lua terá aproximadamente 1.500 participantes.

Setransp e Emdec

Para garantir a segurança dos atletas e acompanhar o trânsito em todo o percurso, a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), realizam uma operação de trânsito e transporte. Serão 16 agentes monitorando o trânsito.

A Emdec implantará faixas informativas, orientando motoristas e comerciantes que utilizam os estacionamentos do Parque Portugal sobre o fechamento das vias.

Operação de trânsito 

O trabalho dos agentes começará na madrugada do dia 30 de outubro, quando serão realizadas reservas de vagas, com a finalidade de proibir o estacionamento de veículos e viabilizar o evento. 

Ainda na madrugada, o bolsão do estacionamento do portão 7 (Ginásio de Esportes) será totalmente fechado para a montagem da estrutura de acesso dos atletas. A partir das 17h do sábado (30/10), todos os bolsões de estacionamento do parque também serão bloqueados, com objetivo de coibir a parada de veículos durante o evento.

O trabalho de sinalização ocorrerá a partir das 17h, mesmo horário em que a pista interna da Avenida Heitor Penteado, na altura da Avenida Barão de Itapura, será bloqueada para o início da concentração dos participantes.

A partir das 19h, agentes de mobilidade urbana estarão em todos os pontos, aguardando o início da corrida. As equipes acompanham o evento até o seu final para as liberações necessárias.

Serão 11 pontos de monitoramento e bloqueio com a presença de agentes:

Av. Dr. Heitor Penteado x Portão 5 (Paladar)

Av. Pe. Almeida Garret x Av. Theodureto de Almeida Camargo

Av. Dr. Heitor Penteado x Av. Martin Afonso

Av. Dr. Heitor Penteado x Av. Soldado Percílio Neto

Av. Júlio Prestes (B/C) x Acesso para a Av. Dr. Heitor Penteado 

Av. Dr. Heitor Penteado (altura do 4º Distrito Policial)

R. Vital Brasil x R. Arlindo Carpino (Balão)

Av. Dr. Heitor Penteado x Av. Barão de Itapura

Av. Dr. Heitor Penteado x Portão 7 (Ginásio)

Av. Dr. Heitor Penteado x Av. José Teixeira Penteado

Av. Dr. Heitor Penteado x Portão 6 (Kartódromo)

Transporte

Onze linhas que circulam na região serão impactadas, temporariamente, pelos bloqueios viários, durante o período de duração do evento. São elas: 116 (Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro), 171 (Campinas Shopping / Shopping Dom Pedro), 240 (Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro), 244 (Vila Teixeira / Shopping Dom Pedro), 332 (Terminal Metropolitano / Hospital das Clínicas), 338 (Terminal Barão Geraldo / Shopping Iguatemi), 345 (Jardim Carlos Lourenço / Cidade Judiciária), 348 (Vila Marieta / Cidade Judiciária), 351 (PUCC), 371 (Shopping Dom Pedro / Estação Parque Prado) e 377 (Vila Marieta / Shopping Dom Pedro).

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com