Connect with us

Policial

Estupro de vulnerável tem queda de 20% em Campinas

O número de casos de estupro de vulnerável quando as vítimas são crianças com idade menor de 14 anos – caíram 19,3% em Campinas de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2018. A análise foi feita com base nos dados divulgados nesta sexta-feira (25) pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo. Foram 104 ocorrências registradas pela Polícia Civil de janeiro a setembro deste ano, contra 129 no mesmo período do ano passado. Os dados mostram ainda que as ocorrências de estupro (a partir de 14 anos) também caíram: foram de 42 para 38 (entre janeiro e setembro).

A queda, em porcentagem, é um pouco menor, de 9,5%. Desde 2015, a SSP separa os crimes de estupro e estupro de vulnerável.

Para o diretor do Deinter-2 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), José Henrique Ventura, responsável pela região de Campinas, a queda pode ser explicada pelo trabalho da polícia e a divulgação dos casos feita pela imprensa.

“O decréscimo tem ocorrido pelo trabalho de coleta de provas e denúncias oferecidas à Justiça. Nos casos, pedimos a prisão preventiva e depois temporária. Isso desencoraja o criminoso. Além disso, a divulgação é importante para alertar os pais e pessoas próximas às vítimas, além dela própria”, analisou Ventura.

OUTROS DADOS Os dados da SSP mostraram queda em outros índices de criminalidade. Homicídios dolosos (sem a intenção de matar) caíram de 101 casos de janeiro a setembro do ano passado para 95 neste ano – queda de 5,9%; O número de roubos (geral) também caiu, passando de 6.073 no período analisado para 5.023 – redução de 17,2%.

Fonte:

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com