Connect with us

Nossa Cidade

Exposição de fotos sobre “Outubro Rosa” é inaugurada no Iguatemi Campinas

A exposição de fotos sobre o “Outubro Rosa” foi aberta nesta segunda-feira, dia 14 de outubro, no Shopping Iguatemi Campinas. A mostra com o tema “O que te move” é gratuita e pode ser conferida até o dia 30 de outubro, no primeiro piso do shopping, no corredor ao lado do restaurante Montana Grill. O evento teve a participação da primeira-dama, Sandra Ciocci, que também foi uma das orientadoras do projeto como docente.

 

 

A exposição é uma parceria da prefeitura com o Shopping Iguatemi Campinas e retrata 12 mulheres que enfrentaram o câncer de mama. As modelos foram recrutadas entre as pacientes do Hospital Caism, da Unicamp, e as assistidas pelo Grupo Rosa e Amor. Elas foram clicadas por seis fotógrafos voluntários, alunos da Facamp: Carolina Rodriguez, Francesco Garbelotti Augusto, Juliana Polizel, Laura Nicolai, Luis Gustavo Sima e Vinicius P. Menezes.

 

 

A primeira-dama Sandra Ciocci contou que os estudantes foram convidados por serem finalistas de um concurso de fotografia da Facamp. “Vocês são muito jovens e estão fazendo um trabalho muito importante porque não sabem quantas mulheres vão passar por aqui e tomar a decisão de fazer o exame. Pessoas que vocês podem nunca conhecer e nunca verão, mas que terão as vidas mudadas por meio desse trabalho”, disse dirigindo-se aos estudantes.

 

 

Sandra também agradeceu às modelos por aceitarem participar do projeto e abrirem suas vidas, contando o que as move e fortalece. “Que essa foto seja inspiração para muitas outras mulheres que precisam tomar a decisão de fazer esse exame não somente em outubro, mas nos 365 dias do ano. É um dia no ano que pode fazer a diferença na vida dessas mulheres. O medo do diagnóstico tem que acabar. Essas informações são para que as pessoas quebrem essas lendas e busquem seu direito, que é o de toda mulher desta cidade, em fazer esse exame.”

 

 

O evento teve a participação do gerente-geral do Shopping Iguatemi Campinas, Paulo Tilkian Filho, que parabenizou os fotógrafos e as modelos pelo projeto e reforçou a fala de Sandra. “A conscientização é em outubro, mas a prevenção é o ano todo. Abrimos nossa casa para que milhares de pessoas sejam impactadas e possam tomar essa decisão. É um motivo de gratidão muito grande. As pessoas vêm ao shopping talvez mais desarmadas e vão ser impactadas por fotos tão bonitas e perfeitas.”

 

 

O tema da exposição foi a pergunta feita pelos jovens às mulheres que enfrentaram o câncer de mama. As respostas estão retratadas simbolicamente na exposição e lembram que amor e solidariedade são fundamentais para enfrentarmos os desafios que a vida nos apresenta.

 

 

O projeto foi orientado pelos professores da Facamp, Ana Beatriz Linardi, Gisele Bertinato e Sandra Ciocci. A abertura teve a presença da Secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira; do secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Rogerio Menezes; representantes de entidades, grupos de apoio e do Hospital da Mulher Caism.

 

O estudante de direito da Facamp, Francesco Garbelotti Augusto, de 21 anos contou que a participação no projeto foi uma experiência única, por ser muito importante para as mulheres de Campinas e uma campanha de conscientização muito bonita. “Foi muito gratificante trabalhar junto com as modelos, ouvir suas histórias e mesmo que minimamente conseguir alegrar a vida delas com a mostra e a emoção de tirar as fotos.”

 

 

Uma das modelos da exposição, Evani Nascimento Cunha, de 65 anos, foi convidada pelo grupo Rosa e Amor para participar das fotografias. Ela participa do grupo há 16 anos desde quando teve câncer de mama. O envolvimento no projeto foi uma experiência diferente para ela que incluiu um dia de sessão de fotos e de maquiagem. “Me senti muito feliz e bonita ao me ver na exposição”, contou.

 

 

Denise Soares Gimenes, também modelo da exposição, de 34 anos, disse que gostou muito do trabalho e sentiu uma emoção ao ajudar e “mostrar a força e a coragem para as outras pessoas que estão passando ou já passaram por isso”. O convite para participar da campanha veio por meio do Caism, hospital onde Denise está em tratamento desde maio deste ano. Sobre a resposta proposta pela campanha, Denise é direta: “Minha fé e minha família me movem”.

 

 

Confira quem são as modelos do Caism e do Grupo Rosa & Amor participantes do projeto:

 

Cláudia Magalhães Arroyo

 

Denise Soares Gimenes

 

Evani Nascimento Cunha

 

Gilcelea Martins Da Costa

 

Janaína Arruda De Almeida

 

Jeanette Trigo Nasser

 

Juliana Terezinha Souza

 

Maria De Fátima Bezerra

 

Maria Teresa Martini Cintra

 

Patrícia Lage

 

Patrícia Tocco

 

Silvia Sampaio De Carvalho

 

 

Outros eventos do Outubro Rosa

 

 

No dia 27 de outubro, às 8h, na Arautos da Paz, será a vez da Caminhada Laço Rosa. A comunidade está convidada a participar.

No dia 30 de outubro, haverá palestra sobre o câncer de mama e câncer de próstata, com o médico Paulo Eduardo Pizão. A palestra é aberta ao público. O local é na Lar Home Care, na Avenida Dr. Carlos de Campos, nº 128/132. na Vila Industrial.

 

No dia 31 de outubro, às 10h, haverá o encerramento da Campanha no Caism (Unicamp).

 

 

 

Serviço:

 

Exposição de fotos sobre o “Outubro Rosa”

 

Data: 14/10 a 30/10/2019

 

Horário: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h.

 

Domingos e feriados, das 12h às 22h.

 

Onde: Shopping Iguatemi Campinas, Avenida Iguatemi, nº 777, no primeiro piso, no corredor ao lado do restaurante Montana Grill.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com