Connect with us

Nossa Cidade

Exposição usa ciência e arte para explicar o funcionamento do olho humano

A Estação Cultura exibe, de 6 de julho a 29 de setembro, a exposição interativa “Máquina Olho”, que usa ciência e arte para explicar o funcionamento do olho humano. Com projeto do estúdio NúMENA e realizada junto a um coletivo de artistas, fotógrafos, cientistas e designers, “Máquina Olho” ocupa o vão central da antiga estação ferroviária de Campinas com um pavilhão inspirado em um projeto de Leonardo da Vinci, onde 11 instalações explicam de forma didática e divertida o funcionamento do olho. Além da exposição, estão previstas atividades educativas regulares, voltadas para escolas e público espontâneo. 

 

A ciência do entendimento da percepção humana é a base da exposição, que apresenta o sentido mais estimulado por estas grandes descobertas: a visão, e também o olho, este precioso mecanismo pelo qual manifestamos essa percepção. 

As 11 instalações científicas, ilustrações, aplicativo de celular e uma pesquisa de conteúdo didático de “Máquina Olho” pontuam exemplos de expoentes notáveis da história da arte, desde a antiguidade até manifestações recentes da cultura de massa como cinema, televisão e histórias em quadrinhos e a internet.

 

Feitas especialmente para a mostra, as instalações trazem para os dias de hoje diferentes invenções e ferramentas que foram amplamente utilizadas por artistas e cientistas em suas atividades no decorrer de diferentes épocas, explicando suas relações com o entendimento da visão humana. Entre elas, estão a Câmera Obscura, que reproduz o mesmo funcionamento de projeção de imagens que o olho humano e a câmera fotográfica; os Estereoscópios, dispositivos com lentes e espelhos que criam sensações de imagens em 3D; e os Cinemáticos, mecanismos que remontam às origens do cinema e das animações.

 

Grande parte das informações textuais, imagéticas e didáticas pode ser acionada por um aplicativo de realidade aumentada que pode ser baixado e instalado em smartphones. O conteúdo digital exclusivo do aplicativo Máquina Olho (disponível na Google Play e na App Store) contém textos, fotografias, vídeos e diagramas, de modo que o visitante possa levar e disseminar o conhecimento apresentado para salas de aula e suas casas.

 

A concepção do projeto inclui a realização de experiências óticas nas instalações e no pavilhão, além de permitir ao visitante acessar recursos tecnológicos atuais como a realidade virtual e a realidade aumentada. Tais experiências foram projetadas com base em correntes artísticas como a Op Art e Arte Cinética, também utilizando recursos e efeitos visuais explorados nas obras de artistas contemporâneos como a brasileira Regina Silveira (1939) e o dinamarquês Olafur Eliasson (1967).

 

Serviço

Exposição interativa “Máquina Olho”

Abertura: 5 de julho, às 19h.

Período expositivo: 5 de julho a 29 de setembro de 2019.

Onde: Estação Cultura (Praça Marechal Floriano, s/nº – Centro – Campinas).Tel.: (19) 3705 8027 / 8015 / 8028.

Horários de funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h; domingo, das 10h às 17h.

Entrada gratuita.

Visitas guiadas agendadas: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cultura/

Contato: projetomaquinaolho@gmail.com

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com