Connect with us

Nossa Cidade

Fake news sobre catástrofes naturais sobrecarregam a Defesa Civil

O diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, participa nesta quarta-feira, 27 de novembro, do Fórum “Fake News em Meteorologia”, que será realizado das 9h às 12h, no Auditório do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele falará sobre “As consequências das informações falsas e dos boatos no trabalho da Defesa Civil”.

 

 

O objetivo do evento, voltado a estudantes, pesquisadores, jornalistas e interessados no tema, é reunir especialistas que tragam contribuições para a melhor compreensão sobre a problemática das fake news e de como este fenômeno pode ser enfrentado pela sociedade. Inscrição, gratuita, e mais informações no site https://www.cocen.unicamp.br/eventos/id/264/forum-fake-news-em-meteorologia.

 

 

No caso da meteorologia, as fake news têm gerado uma série de problemas, tanto para a população, que se vê bombardeada por informações inverídicas acerca da ocorrência iminente de catástrofes naturais. A situação também sobrecarrega os serviços de meteorologia e departamentos de Defesa Civil, que são forçados a interromper suas atividades normais para esclarecer os cidadãos que, sobressaltados, buscam informações para se certificar se realmente enfrentarão uma tempestade, um furacão ou um tornado.

 

 

O fórum é uma realização do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, com o apoio da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp e da Cocen – Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp.

 

 

Programação

 

 

9h – Recepção

9h30 – O fenômeno das fake news – riscos e controles – José Pedro Martins – (Jornalista especializado em Meio Ambiente)

10h15 – A importância da informação correta em Meteorologia – Ana Ávila – (Pesquisadora do Cepagri)

11h – As consequências das informações falsas e dos boatos no trabalho da Defesa Civil – Sidnei Furtado (Diretor do Departamento de Defesa Civil de Campinas)

 

O mediador do evento será o jornalista Manuel Alves Filho.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com