Connect with us

Cultura & Lazer

Feira Literária ‘Laudelina de Campos Mello’ destaca autores negros

Feira Literária 'Laudelina de Campos Mello' destaca autores negros

Uma variedade de livros escritos por autores negros pode ser conferida pelo público na 1ª Feira Afro Literária “Laudelina de Campos Mello”, realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo para celebrar o Mês da Consciência Negra em Campinas. O objetivo do evento é valorizar o conhecimento e a produção intelectual de autores negros, assim como resgatar a história de pessoas negras que tiveram papéis relevantes em Campinas, no estado de São Paulo e no Brasil.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, que visitou o primeiro dia do evento no sábado, 19 de novembro, acredita que a feira deve crescer nas próximas edições. “Essa feira faz uma homenagem à Laudelina de Campos Mello, uma liderança da luta das empregadas domésticas, e dá oportunidade para os autores negros aqui da nossa cidade. Está sendo uma primeira experiência e tenho certeza que vai crescer muito”, afirmou o prefeito.

O idealizador da feira, Francisco Lima Neto, agradeceu à receptividade da Prefeitura em promover essa primeira edição e tem a expectativa de que se torne uma atividade fixa no calendário de eventos da cidade “é um dia histórico. Esperamos que a população aprecie a literatura porque é de pessoas negras para pessoas negras e também para quem não é negro compreender que existe um conteúdo de qualidade que precisa ter mais visibilidade”, explicou Neto.

História

Nascida em Poços de Caldas em 1904, Laudelina de Campos Mello foi uma ativista dos direitos trabalhistas das empregadas domésticas e, graças à sua luta, a categoria conquistou o direito à carteira profissional assinada e aposentadoria.  Laudelina, também conhecida como dona Nina, lutou contra o racismo, machismo e o apartheid. Fundou em Campinas o Sindicato das Empregadas Domésticas em sua própria casa e viveu na cidade por mais de 40 anos, onde faleceu em 1991 aos 86 anos.

Serviço

1ª Feira Afro Literária Laudelina de Campos Mello

Datas: 26 e 27 de novembro (sábado e domingo)

Horário: das 13h às 21h

Local: Estação Cultura. Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n. Centro.

A entrada é gratuita

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com