Connect with us

Nossa Cidade

Feira do empreendedor Pessoa Com Deficiência encantou o público

Feira do empreendedor Pessoa Com Deficiência encantou o público

A segunda edição da Feira do Empreendedor PCD (Pessoa Com Deficiência) Eficiente, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, encantou a todos que prestigiaram o trabalho na Estação Cultura. O evento contou com expositores, palestrantes e artistas; houve até dois cosplayers dos super-heróis Thor e Superman para divertir o público e posar para fotos. 

Para o prefeito Dário Saadi, o evento é de grande importância pelo estímulo à criação de oportunidades de negócios. Já Vandecleya Moro destacou o potencial de emancipação econômica da população PCD. “Essas atividades na Estação Cultura apresentaram não só a importância da inclusão mas também do potencial de empreendedorismo dessas pessoas”.

A Feira marcou também o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que foi instituído pela ONU em 1992 e reforça a conscientização sobre as conquistas e direitos das pessoas com deficiência no mundo. O evento ocorreu das 10h às 16h e contou com o apoio da empresa Libras Visual. 

Campinas tem, segundo estimativas do IBGE, cerca de 28% da população, ou 345 mil pessoas, com algum tipo de deficiência: são 13 mil com deficiência intelectual, 54 mil com deficiência auditiva, 72 mil com deficiência motora e 205 mil com deficiência visual.

A secretaria municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos oferece os seguintes serviços à população com deficiência:

  •  – Plataforma Emprega Bem – plataforma digital on-line que aproxima as empresas dos profissionais com deficiência. 
  •  – Cartão Bem Acessível – documento de identificação da pessoa com deficiência que facilita o acesso prioritário aos serviços públicos municipais
  •  – Programa de Acessibilidade Inclusiva – o pai serviço, de transporte coletivo 
  •  – Guia Digital Caminhos da Inclusão – o guia aponta uma lista contendo os endereços acessíveis de Campinas: https://caminhos.campinas.sp.gov.br/. 
  •  – Coordenadoria de Acessibilidade Arquitetônica – a Coordenadoria de Acessibilidade Arquitetônica (CAA) realiza as vistorias nos imóveis públicos ou de uso público para verificação e orientação quanto as normas de acessibilidade.  
  •  – Centro de Referência da Pessoa com Deficiência – realiza o atendimento psicossocial para as pessoas com deficiência e suas famílias dando orientações sobre direitos. 
  •  – Central de Interpretação de Libras – realiza o atendimento ao público surdo ou com deficiência auditiva, intermediando a sua comunicação com os demais serviços públicos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com