Connect with us

Nossa Cidade

Festa das Nações atrai novamente grande público para a Estação Cultura

A Festa das Nações de Campinas foi mais uma vez um sucesso. Foram dois dias de evento na Estação Cultura, que recebeu cerca de 18 mil pessoas, superando o público da edição passada. Retomada em 2018 após mais de dez anos sem ser realizada em Campinas, a tradicional festa cumpriu novamente sua missão, oferecendo ao público a diversidade cultural dos povos, principalmente por meio da gastronomia, dança e música. O evento foi realizado no sábado e domingo, dias 31 de agosto e 1º de setembro, respectivamente.

 

 

Nesta edição, a festa contou com a participação de 21 países: Alemanha, Angola, Bélgica, Brasil, Chile, China, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Haiti, Itália, Japão, México, Nigéria, Países Árabes, Peru, Portugal e Reino Unido, somados a Venezuela e Cuba, que se juntaram na barraca “Solidariedade Sem Fronteiras”.  Em 2018, com a participação de 16 países, a festa já havia atraído um público de 15 mil pessoas.

 

 

A abertura oficial do evento, realizada no último sábado, contou com as presenças de cônsules de alguns países participantes e de representantes das comunidades estrangeiras em Campinas, entre outras autoridades. Representando o prefeito Jonas Donizette, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, destacou o caráter diplomático que envolve o evento. “A nossa festa difunde a gastronomia e a cultura dos povos, mas ela tem um diferencial por contar com a participação dos consulados, o que estreita ainda mais o ótimo relacionamento de Campinas com os outros países”, destacou o secretário, fazendo questão de agradecer a todos os consulados, comunidades estrangeiras e parceiros que contribuíram para o sucesso do evento.

 

 

A Festa das Nações de Campinas foi uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, por meio dos departamentos de Cooperação Internacional e de Turismo, e da Secretaria de Cultura. O evento contou com o apoio da Sanasa, Guarda Municipal, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Ceasa Campinas (Centrais de Abastecimento de Campinas S.A.), Samu, Banco Municipal de Alimentos da Ceasa Campinas, Departamento de Limpeza Urbana (DLU), consulados e comunidades estrangeiras.

 

 

Nos dois dias de festa, o público pôde saborear uma enorme variedade de pratos da culinária internacional a preços acessíveis de até, no máximo, R$ 25,00. As diversidades culturais dos povos também foram demonstradas com várias apresentações artísticas típicas dos países participantes, como música, dança e artes marciais. O público pôde conhecer, ainda, tradições das nações nas tendas culturais e exposições.

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com