fbpx

Notícias Campinas

Portal de Notícias da RMC

Festa das Nações reúne gastronomia e atrações artísticas no fim de semana

A Estação Cultura recebe neste sábado e domingo, dias 31 de agosto e 1º de setembro, respectivamente, a Festa das Nações de Campinas. O evento contará com a participação de mais de 20 países, que mostrarão as diversidades dos povos por meio da culinária, dança, música e artesanato. No sábado, a festa acontece das 11h às 21h. No domingo, das 11h às 17h. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

 

O tradicional evento foi retomado no ano passado depois de mais de uma década sem ser realizado na cidade. Nesta edição, a gastronomia e costumes estarão representados por mais de 20 nacionalidades:  Alemanha, Angola, Bélgica, Brasil, Chile, China, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Haiti, Itália, Japão, México, Nigéria, Países Árabes, Peru, Portugal, Reino Unido, Cuba e Venezuela. “É uma festa que une os povos e celebra diferentes culturas. É um evento que também tem o objetivo de reforçar o ótimo relacionamento diplomático de Campinas com outros países, já que a Festa é realizada pela Prefeitura de Campinas em parceria com os consulados”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben.


 

Conforme mostrou a edição de 2018, um dos destaques da Festa das Nações é a viagem gastronômica com uma variedade de pratos típicos (doces e salgados) dos países participantes, com preços acessíveis de até R$ 25,00. O evento também terá as tendas culturais dos países, com feira de artesanatos e exposições. No passado, também realizada na Estação Cultura, a festa recebeu cerca de 15 mil pessoas.

 

Além da enorme variedade gastronômica internacional, a Festa também contará diversas atrações artísticas durante os dois dias. Serão várias apresentações de dança típicas, como folclórica norte-americana, fado português, flamenca (Espanha), afro (Nigéria), árabe, do Leão (China), alemã, chilena, japonesa, entre outras. Na parte musical, shows de banda de rock e samba, além de apresentações especial no palco de músicas italiana, francesa, mexicana, peruana, haitiana, japonesa e de outras nacionalidades. A comunidade chinesa também realizará demonstrações de artes marciais, enquanto o Brasil destaca a ginga da capoeira.

 

A Festa das Nações é uma realização da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria, e conta com dos consulados, Sanasa e da Ceasa Campinas.

 

Os alimentos arrecadados na entrada do evento serão destinados ao Banco Municipal de Alimentos de Campinas, que atende 120 entidades assistenciais cadastradas.

 

Estacionamento gratuito

 

A Estação Cultura fica na Praça Marechal Floriano, s/nº. A Festa das Nações terá estacionamento gratuito, mas com entrada de acesso pela Rua Francisco Teodoro, nº 1.050 – Vila Industrial.