Connect with us

Nossa Cidade

Filme-homenagem ao escritor Caio Fernando Abreu será exibido no MIS quarta

O filme “Carta para Além dos Muros”, que será apresentado no Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) nesta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, às 19h, com entrada gratuita, marca a trajetória histórica do HIV e da Aids no imaginário brasileiro, desde a epidemia que tomou o mundo e deixou milhares de vítimas nas décadas de 1980 e 1990, até os dias atuais. O documentário, de André Canto, traz entrevistas com médicos, pessoas que vivem com o vírus, ministros, personalidades e representantes de movimentos conscientizadores sobre a epidemia. O diretor propõe uma reflexão sobre a evolução dos tratamentos e os desafios e estigmas ainda enfrentados por portadores de HIV.

O documentário também é uma homenagem aos escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, que vivia com HIV e, em 1994, revelou publicamente sua sorologia. Caio falou sobre o HIV em uma série de crônicas para sua coluna no jornal “O Estado de S. Paulo”, chamada Carta para Além dos Muros. “O nosso filme é uma nova carta porque acredito que esse muro ainda está de pé e a gente precisa atravessá-lo”, afirma André Canto.

Uma das entrevistadas é com Nair Brito, ativista em direitos humanos e HIV/Aids. Portadora de HIV desde 1992, participou da fundação de movimentos de mulheres com HIV, na América latina e Caribe – MLCM+, e no Brasil – Movimento das Cidadãs PositHIVas. Desde então luta por medicamentos, acesso a direitos, os quais possibilitam a qualidade de vida de pessoas infectadas e afetadas.

Após a exibição do filme, haverá debate com o público sobre o assunto tratado no documentário. A conversa reunirá o infectologista Josué Lima, coordenador do programa municipal de IST/HIV/Aids de Campinas; a ativista Nair Brito e o diretor André Canto.

Cineasta e ativista, o diretor André Canto é idealizador do Projeto #PrecisamosFalarSobreIsso. Pesquisa a história do HIV e da Aids no Brasil desde 2017. Como resultado lançou “Carta para Além dos Muros” em setembro de 2019 no cinema, e em dezembro do mesmo ano na Netflix Brasil e Portugal. Em paralelo atua como ativista na intersecção dos movimentos LGBTQIA+ e o movimento HIV/Aids. 

O evento é uma parceria entre o Programa Municipal de IST/HIV/Aids da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Cultura,  com o apoio da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+ Campinas) e da OSCIP Terra das Andorinhas. 

Serviço:

Exibição do documentário “Carta para Além dos Muros”, de André Canto

Onde: Museu da Imagem e do Som de Campinas (Rua Regente Feijó, nº 859, Centro, Campinas)

Quando: quarta-feira, 5 de fevereiro, às 19h

Duração: 93 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Entrada gratuita

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com