fbpx

Folia de Reis é tema de exposição fotográfica na Estação Cultura

A exposição “Folia de Reis – A Festa dos Santos Reis”, da fotógrafa Fabiana Ribeiro, está em cartaz no saguão da Estação Cultura até 3 de fevereiro. A mostra reúne 30 imagens, que trazem um recorte expressivo dessa importante manifestação cultural com seus adereços e simbolismo.

Campinas reúne, atualmente, as companhias Ases do Brasil, Estrela Guia, Grupo Folclórico Campinense, São José Operário e Vozes do Oriente. Em outubro do ano passado, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) aprovou, por unanimidade, o Registro da Folia de Reis como Patrimônio Imaterial da cidade.


Folia de Reis

A “Folia de Reis” é uma tradição presente em diversos lugares do Brasil e do mundo. De origem portuguesa, chegou ao Brasil no século 18. Nos lugares que ainda preservam a tradição, é realizada no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro. O grupo percorre a cidade entoando versos alusivos à visita que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu dos três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, que vieram do oriente, guiados por uma estrela.

Em cada casa que é acolhida, a Folia apresenta-se cantando e tocando músicas de louvor a Jesus e aos Santos Reis, em volta do presépio, com muita alegria.

SERVIÇO

Exposição “Folia de Reis – A Festa dos Santos Reis”

Quando: até 3 de fevereiro.

Horário de visitação: de segunda a domingo das 9h às 21h; feriados das 10h às 20h.

Onde: saguão da Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº).

Entrada gratuita.