Connect with us

Nossa Cidade

Fórum Brasil de Gestão Ambiental firma-se como evento articulador

Com a presença de aproximadamente oito mil pessoas de mais de 300 municípios de todas as regiões do país, o Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA), ao superar as expectativas dos organizadores, pode ter uma nova edição já no próximo ano. Idealizado para ser bianual, o evento foi realizado em Campinas de 10 a 12 de julho, na Expo Dom Pedro, e teve por objetivo integrar a pauta ambiental com a participação de gestores e secretários de meio ambiente municipais e estaduais, de representantes do setor privado e de organizações não governamentais.

O evento foi realizado pela Anamma, em parceria com a Prefeitura de Campinas, Frente Nacional de Prefeitos e outras instituições ligadas ao meio ambiente.

Para o secretário municipal do Verde de Campinas e presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Rogério Menezes, o Fórum se confirmou como o maior evento ambiental realizado no país em 2017, só perdendo para os grandes eventos internacionais. “Ficamos muito satisfeitos com a qualidade dos debates realizados, abordando desde a questão das Unidades de Conservação (UC) até a gestão de áreas contaminadas”, afirmou Menezes.

Ao longo dos três dias de trabalho, foram realizados mais de 30 eventos paralelos com a participação de entidades diversas que militam na causa ambiental. Cerca de 60 expositores atuaram em estandes com novidades relacionadas à tecnologia ambiental, entre elas, o programa de identificação digital de árvores (QR Code) adotado pela Prefeitura de Campinas. Durante os encontros, representantes de cerca de 500 municípios das cinco regiões do país foram presenteados com uma “Árvore na Caixinha”, mudas de espécies nativas de Campinas identificadas digitalmente.


Resultados

Além de figurar como espaço para interlocução de ideias, o Fórum resultou em medidas práticas como, por exemplo, a publicação, pelo Ministério do Meio Ambiente, da Portaria nº 240, que instituiu a implantação da Comissão Tripartite Nacional. A medida tem por objetivo constituir um espaço institucional de diálogo entre os entes visando a uma gestão ambiental compartilhada e descentralizada entre União, Estados e Municípios; além do fortalecimento e estruturação do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).

Outra medida foi a assinatura do Protocolo de Intenções entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Anamma para a troca de conhecimentos e apoio na regulamentação de processos relativos a taxas de fiscalização ambiental visando o fortalecimento do Sisnama e a consecução dos objetivos da Política Nacional de Meio Ambiente.

Além de abrigar uma reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da qual o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, é presidente, o Fórum foi palco, ainda, para a reeleição de Rogério Menezes como presidente da Anamma.

Merece destaque também a realização, durante o evento, da reunião preparatória para o Fórum Mundial da Água, que será realizado em 2018 no Brasil. Participaram do encontro membros da Agência Nacional da Água (ANA); Sanasa; da Agência e do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

“União é a palavra que resume a experiência do Fórum Brasil de Gestão Ambiental. Contamos com a presença dos principais atores da gestão ambiental no país e esperamos dar continuidade a esse papel articulador em prol do meio ambiente”, diz Menezes.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com