Connect with us

Nossa Cidade

Fórum e Embrapa incentiva alunos a se dedicarem às pesquisas

Fórum e Embrapa incentiva alunos a se dedicarem às pesquisas

O Ginásio Multidisciplinar da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi tomado por uma legião de pequenos pesquisadores na manhã desta terça-feira, 29 de novembro, durante o 7º Fórum Estudantil de Pesquisa, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Embrapa Territorial.

Ao todo, três mil estudantes de 17 escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental apresentaram ao público os resultados das pesquisas desenvolvidas sobre diversos temas durante o ano letivo de 2022. Esta foi a primeira edição do Fórum com a participação de alunos da Educação Infantil, com idades entre três e seis anos.

“O Fórum é uma forma de socializar o conhecimento. Essa interação é importante para que alunos e professores de diferentes escolas troquem saberes e experiências”, disse o Secretário de Educação, José Tadeu Jorge. Os organizadores também destacaram o efeito multiplicador da experiência, que mostra aos alunos, desde pequenos, o valor da ciência, da pesquisa, da criatividade e das descobertas.

Para a pesquisadora da Embrapa, Cristina Criscuolo, a realização do Fórum em formato presencial é uma boa oportunidade para interação entre os estudantes e a equipe da Embrapa. “Além disso, [o evento] contribui para divulgar a missão da Embrapa junto à sociedade e ao público escolar”, ressaltou.

Quem participou do Fórum encontrou estandes com materiais para colorir e jogos com temas da agricultura no contexto regional.

Pesco

Esses alunos pesquisadores fazem parte do programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (Pesco), que acontece desde 2015. A proposta é incentivar os estudantes da rede municipal para se iniciarem nos trabalhos de pesquisas.

Entre as escolas que participaram do projeto nesta edição estão as Emefs André Tosello, na Vila Aeroporto; Benevenuto de Figueiredo Torres, no Jardim São José; Nísia Floresta, no Vida Nova; e João Alves dos Santos, no Jardim Regina.

Todo início de ano, os professores se inscrevem em um curso oferecido pelo Pesco e, após um período de formação, realizam as pesquisas científicas com os alunos usando o Atlas Escolar como referência. A publicação traz informações sociais, econômicas e históricas da Região Metropolitana de Campinas.

Essas experiências de pesquisa são relatadas pelos professores e inseridas na Pescoteca, um ambiente virtual para abrigar e divulgar trabalhos, inclusive de outras redes de ensino. O segundo volume do Atlas Escolar da RMC e a Pescoteca foram lançados no ano passado, durante o Pesco.

Atlas Escolar e Pescoteca

O Atlas Escolar conta com duas edições, que foram escritas por pesquisadores da Embrapa Territorial e professores da Rede Municipal de Ensino de Campinas. As versões digitais dos dois volumes da publicação estão disponíveis na página da Embrapa Territorial (www.embrapa.br/territorial).

A Pescoteca é um repositório desenvolvido pela Embrapa Territorial, Embrapa Informática Agropecuária e a Prefeitura Municipal de Campinas, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e do Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa da Rede Municipal de Educação de Campinas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com