Connect with us

Nossa Cidade

Fórum debate soluções para principais problemas de Campinas

O Agenda Campinas, Fórum de Debates para promover soluções para os principais problemas que afetam a cidade, foi aberto nesta quinta-feira, dia 27 de junho, em Campinas. O evento está em sua quarta edição e abordou “Os desafios da economia – como aproveitar as oportunidades”. O evento teve a participação do vice-governador do Estado de São Paulo e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia e do prefeito de Campinas, Jonas Donizette. 

 

Após a abertura, foi realizada uma palestra com o economista Ricardo Amorim, do Manhattan Connection, na Globo News. O objetivo foi debater soluções para a cidade e o país, principalmente diante de um cenário de crise e economia estagnada.

 

O vice-governador Rodrigo Garcia revelou que o governo de São Paulo está acelerando projetos ligados à agenda econômica liberal no estado que incluem um novo momento para ações como as parcerias público-privadas e processos robustos de concessão e responsabilidade fiscal. Segundo ele, entre esses projetos, o que interessa muito a Campinas é a ligação do trem de passageiros, o Trem Intercidades (TIC) São Paulo a Campinas. 

 

“Conseguimos uma articulação com o governo federal e as concessionárias de ferrovias que passam por Campinas para que em seu contrato de concessão haja a obrigatoriedade de ceder parte da malha e do material rodante para o Estado. É isso que inaugura o Trem Intercidades. Esperamos que entre setembro e dezembro os contratos federais estejam assinados com essa cláusula e no ano que vem teremos a licitação do TIC. Será um trem de média velocidade que vai ligar os dois principais polos econômicos do estado de São Paulo”, afirmou.

 

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, falou sobre a importância de eventos como esse para que as boas ideias possam ser compartilhadas. “Os municípios foram sobrecarregados em saúde, educação e assistência social. Nós saímos da faixa de 48% do orçamento para cerca de 66% do consumo do orçamento nessas três áreas. A licitação pública é diferente do que ocorre na iniciativa privada e até para inovar é difícil. E com isso mostra-se a necessidade desse evento que a EPTV está fazendo. As prefeituras e as cidades clamam realmente por uma retomada desse desenvolvimento”. 

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Cauê Macris também participou do evento e lembrou que no mundo todo há problemas na economia, mas muitas vezes a falta de políticas públicas bem centradas que acaba intervindo e trazendo problemas. “O Brasil tem várias dificuldades até por problemas estruturantes do País como a Previdência e a necessidade de uma revisão tributária e tantas ações neste sentido. É sempre importante o debate e ouvir as pessoas que estão antenadas no dia a dia para que possamos ter bons exemplos nos rumos da economia”. 

 

O fórum é realizado pela Oceano Azul Eventos e pelo portal A Cidade On, empresas do grupo EPTV. Tem apoio institucional da EPTV e G1 e da Investe São Paulo, agência de fomento ao desenvolvimento do governo estadual. O Diretor-Geral da EPTV, Antônio Carlos Coutinho Nogueira foi o anfitrião do evento. 

 

Além de Campinas, o ciclo de debates aconteceu nas cidades de Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos, Piracicaba, Barretos, Limeira, Rio Claro, Franca, Varginha, Poços de Caldas, Passos, Pouso Alegre e Itajubá. 

 

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com