Connect with us

Nossa Cidade

Fórum na Prefeitura debate possibilidades de negócios com a Itália

O Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas recebeu nesta quinta-feira, 26 de setembro, o 1º Fórum de Negócios Conexão Brasil-Itália. O objetivo do encontro foi fortalecer e projetar um futuro de relacionamento comercial entre empresas brasileiras e italianas, sobretudo, em Campinas e sua região metropolitana. O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, e o cônsul geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, participaram da abertura do evento. O Fórum contou ainda com a participação do secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto.

Para o vice-prefeito, o momento é propício para as empresas de Campinas se aproximarem do mercado italiano. “Conversei muito com o cônsul Filippo La Rosa antes do início do evento e as perspectivas de aprofundamento das relações comerciais entre o Brasil e a Itália são muito boas. E os dois países também possuem vínculos históricos e culturais”, afirmou Henrique Magalhães Teixeira, que representou o prefeito Jonas Donizette no evento.

Além de participar da abertura, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, fez uma palestra destacando as potencialidades de Campinas e região para receber investimentos e também das empresas da cidade para fazer negócios com o mercado internacional.

O secretário também destacou as ações de aproximação da Prefeitura com outros países. “A nossa Secretaria tem trabalhado muito para estreitar os relacionamentos internacionais. Campinas é uma das poucas cidades brasileiras que tem uma atuação muito intensa nas relações diplomáticas e um departamento específico neste sentido. Um exemplo é a Festa das Nações da cidade, que não se limita a divulgar as culturas dos países. É uma festa com a participação dos consulados e organizações diplomáticas. Isso já demonstra uma forma diferenciada de tratar estas relações”, disse.

Gratuito e direcionado a empresários e investidores, o Fórum abordou três eixos centrais: “logística, transporte e infraestrutura”; “agronegócio e sustentabilidade”; “inovação e smart city”. Dentro da programação de palestras e mesa redonda, o secretário estadual João Octaviano Machado Neto participou de um debate sobre o panorama e perspectivas para Logística, Transportes e Infraestrutura no Estado de São Paulo.

O evento contou ainda com a presença de vereadores de Campinas e outras autoridades, como o cônsul honorário da Itália em Campinas, Álvaro Cotomacci, o presidente da Secretaria Executiva do Agropolo Campinas-Brasil, Sérgio Carbonell, o vice-presidente de marketing da Fundação Fórum Campinas Inovadora, José Eduardo Azarite, o diretor de Cooperação Internacional da Prefeitura de Campinas, Tak Chung Wu, e o diretor interino do departamento, Hemerson Silva.

Idealizado pela relações públicas Adriana Trentin, o Fórum de Negócios Conexão Brasil-Itália foi promovido pela Affari Comunicação, empresa que proporciona a aproximação e interlocução comercial entre os dois países. O evento teve o apoio institucional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas, por meio dos departamentos de Cooperação Internacional e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Consulado Geral da Itália em São Paulo, ITA – Italian Trade Agency, Agemcamp, Sebrae, Agropolo Campinas-Brasil, Associação Brasileira de Startups e Fundação Fórum Campinas Inovadora.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com