Connect with us

Cultura & Lazer

Foto Ceasa seleciona fotógrafos. Workshops começam neste sábado, dia 14

O projeto “Foto Ceasa – Festival Hercule Florence: exposição, workshop e caminhada” encerrou as inscrições e já selecionou os 60 participantes – de um total de 229 inscritos – dos três workshops fotográficos que serão realizados na Ceasa Campinas. As duas primeiras oficinas, denominadas Mercado de Flores e A Cara da Ceasa, começam neste sábado, dia 14 de abril, das 9h às 12h, no Mercado de Flores da central de abastecimento.

O terceiro workshop, chamado de Projetos Sociais, começa no próximo dia 19. Uma caminhada fotográfica, no dia 12 de maio, encerrará os trabalhos do projeto. A programação completa e relação de selecionados está no link https://fotoceasa.wordpress.com.

Pela primeira vez, a Ceasa Campinas é tema do Festival Hercule Florence de Fotografia, realizado anualmente em Campinas e que atrai profissionais de várias regiões do País. O evento – que tem a curadoria do fotógrafo Ricardo Lima e projeto do arquiteto Flávio Rolfsen Laurini – vai retratar os mercados, personagens e programas sociais do entreposto. Participarão do projeto os fotógrafos Alex Ribeiro, Touché, Felipe Tazzo, Denise Maher e Alexandre Urch, que comandarão os workshops.

Exposição

O resultado do trabalho das oficinas comporá uma grande exposição do material obtido, instalada no píer do Mercado de Flores, cuja abertura será feita em 12 de maio. No mesmo dia e no mesmo local será realizada a terceira edição do Ceasa Gourmet.

Imagens de grande porte serão instaladas em módulos elaborados com paletes de madeira recolhidos na própria central de abastecimento. Outras fotos serão ampliadas em tecido especial e expostas em postes de ruas internas do entreposto.

Todo o material ficará exposto na Ceasa por um mês. Parte do material físico permanecerá na empresa depois da exposição. Todo o acervo fotográfico digital resultante do projeto será doado à Ceasa Campinas.

Sobre o Festival

Criado em 2007, o Festival Hercule Florence chega a sua 11ª edição e tem como matriz a invenção isolada da fotografia no Brasil, feita em Campinas, em 1833, por Hercule Florence, considerado o pai da fotografia.

Esse fato desencadeou na cidade atitudes fotográficas no percurso dos séculos. Dessa cultura fotográfica, nasceram os grupos de fotografia e o Festival, a partir da criação da Semana Hercule Florence.

Mais de 120 mil pessoas e 80 fotógrafos brasileiros e estrangeiros já participaram do evento ao longo dos anos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com