Connect with us

Nossa Cidade

Fotos de Gilberto de Biasi em exposição sábado na praça Bento Quirino

Quem transitar pela praça Bento Quirino neste sábado, 28 de julho, das 9h às 14h, será surpreendido com imagens que levam o espectador a uma viagem ao tempo. As fotos da exposição “Gilberto de Biasi – Ofício do Olhar”, que revisita a cidade na década de 1950, são de autoria do fotógrafo campineiro Gilberto Taglietta de Biasi (1931-2018) e fazem parte do acervo do Museu da Imagem e do Som.

 

 

As fotografias retratam Campinas com horizontes limpos, sem arranha-céus, com praças acolhedoras e suas edificações antigas. A mostra leva ainda as imagens atuais, obtidas nos mesmos locais, mostrando a transformação da cidade, a modernização, a verticalização, as mudanças nas vias e passeios públicos e a substituição dos casarões e prédios antigos pelas edificações modernas.  

A qualidade singular das imagens produzidas por Biasi transforma esta exposição numa verdadeira aula de fotografia – dada por quem aprendeu seu ofício na lida cotidiana e na observação do trabalho dos mestres de sua época. 

 

 

Gilberto de Biasi 

Autodidata, Gilberto de Biasi iniciou seu aprendizado em fotografia aos 12 anos, trabalhando como auxiliar em laboratórios da cidade. Aos 16 anos, começou sua carreira atuando como freelancer para o Diário do Povo e, mais tarde, para o Correio Popular, Gazeta, Estado de São Paulo, Diários Associados, Manchete e A Cigarra. 

 

Biasi também prestou serviços para a Prefeitura, entre 1953 e 1957, num trabalho do qual se origina parte da coleção existente no MIS. Influenciado pelo estilo da revista O Cruzeiro, tornou-se um fotógrafo sensível e versátil, que registrou a vida e os acontecimentos sociais de Campinas a partir dos anos 50, momento em que a cidade sofria um período de grande transformação, prenúncio da metrópole dinâmica e complexa dos dias atuais. 

 

 

Sempre cuidadoso com as fotografias que produziu, ao longo das décadas, Biasi acabou formando um precioso e organizado acervo, com grande parte dos negativos produzidos em sua trajetória.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com