Connect with us

Nossa Cidade

Fumec lança 5ª Campanha de Erradicação ao Analfabetismo de Campinas

Campinas persegue a meta de zerar o número de analfabetos até 2020 e ficar em primeiro lugar entre as cidades com mais de 1 milhão de habitantes, que alcançaram este feito. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira, dia 20 de fevereiro, durante o lançamento da 5ª edição da Campanha de Erradicação do Analfabetismo. “A Prefeitura está atenta a esta questão. Estamos falando da importância de um saber que traz cidadania”, disse o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira.

 

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgado em 2010, Campinas ocupa o 5ª lugar como a cidade que tem os menores índices de analfabetos ou pessoas com baixa escolaridade entre os 14 municípios com mais de 1 milhão de habitantes. Ainda de acordo com o órgão de pesquisa, 4% da população da cidade, levando em conta um universo de 1,080 milhão habitantes, não tem nenhuma escolaridade.

 

“O Brasil tem quase 12 milhões de pessoas analfabetas. Isso é uma mazela. É inadmissível ter jovens entre 15 e 18 anos que não sabem ler ou escrever. Essa indignação levou Campinas a fazer uma busca ativa por estas pessoas”, disse a secretária de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer.

 

A Campanha de Erradicação do Analfabetismo em Campinas começou em 2014 e desde então os números são animadores. Um ano antes da campanha, em 2013, a Fumec (Fundação Municipal da Educação Comunitária), da Secretaria Municipal de Educação, responsável pela alfabetização de jovens e adultos, recebeu 140 novos alunos. Em 2017, foram 2.032, um aumento de mais de 1.400%.

 

Alunos Matriculados

 

A Fumec disponibiliza o Ensino Fundamental I (1ª ao 4ª ano) para pessoas com mais de 15 anos que não têm estudos ou possui baixa escolaridade. Em 2013, foram efetivadas no total, entre antigos e novos alunos, 2.546 matrículas para esta modalidade de ensino. No ano passado, este número saltou para 4.801 estudantes, incluindo novos e antigos.

 

Para aqueles que têm interesse em dar prosseguimento aos estudos, a Secretaria de Educação também oferece o Ensino Fundamental II (5º ao 9ª ano). “Nos últimos 5 anos passaram pela Fumec mais de 53 mil alunos. São estudantes tanto da Educação de Jovens e Adultos quanto dos cursos profissionalizantes e de qualificação profissional”, afirmou o diretor executivo da Fumec, José Batista de Carvalho Filho,

 

Crescimento do número de novos alunos

 

2013 – 140 (UM ANO ANTES DA CAMPANHA)

 

2014 – 776

 

2015 – 1.160

 

2016 – 1.419

 

2017 – 2.032

 

Caminhada contra o Analfabetismo

 

Este ano, o lançamento da Campanha de Erradicação ao Analfabetismo estará vinculado ao Fórum Campinas pela Paz e será marcado por uma caminhada no domingo, dia 25 de fevereiro, a partir das 9h, na Lagoa do Taquaral, com a saída do portão 1.

 

A largada será dada pelo ativista pela paz, Arun Manilal Gandhi, neto de Mahatma Gandhi (que foi prêmio Nobel da Paz). Ele fará a palestra Magna do Fórum ‘Campinas pela Paz’ e também participará de um talk show, no sábado, dia 24 de fevereiro.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com