Connect with us

Nossa Cidade

Fundação abre inscrições para caminhadas na Mata Santa Genebra

Fundação abre inscrições para caminhadas na Mata Santa Genebra

A Fundação José Pedro de Oliveira abre inscrições nesta segunda-feira, 12 de dezembro, às 13h, três caminhadas no interior da Mata de Santa Genebra: a caminhada noturna “Procurando o Corpo Seco” e os passeios diurnos “Procurando o Saci”.

O passeio noturno será realizado na sexta-feira, 16 de dezembro, a partir das 19h. O percurso tem aproximadamente cinco quilômetros de trilha e será monitorado por técnicos e biólogos da FJPO, que falarão sobre os aspectos históricos e culturais da unidade de conservação ambiental e contarão histórias “aterrorizantes” e lendas da floresta. 

Os passeios diurnos serão no sábado, 17 de dezembro, em dois horários, às 9h e às 10h30. A caminhada de aproximadamente 1km é indicada principalmente para a participação de crianças. Nas trilhas da Mata e rodeado de grandes árvores, além do Saci, os pequenos serão apresentados a outros personagens do imaginário popular brasileiro, como a Cuca, a bruxinha simpática jacaré fêmea, protetora da Floresta, que aparece desenhada em uma placa no começo do trajeto, muitos deles esquecidos pelo tempo.

Outros personagens e suas lendas vão “aparecendo” durante a caminhada, como a do Neguinho do Pastoreio (menino que era capaz de encontrar as coisas perdidas por entre os ramos das árvores); da Mula Sem Cabeça (que combate as queimadas na mata); da Iara (sereia que cuida dos rios e lagos da floresta); do Saci Pererê (moleque travesso, que ‘prega peça’ nas pessoas); do Boitatá (a cobra de fogo protetora das matas); do Curupira (protetor da natureza) e do Boi Falô (do folclore do distrito de Barão Geraldo).

O evento é uma realização da FJPO, gestora da Mata, em parceria com o grupo criativo de Campinas ‘O que te Assombra?’. A Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas apoia a iniciativa.

Para todas as atividades é recomendado o uso de calça comprida e calçado fechado. O uso de repelente para insetos e de uma garrafinha d’água poderão aumentar o conforto durante a atividade.

A atividade poderá ser cancelada em função de chuva ou ventos fortes.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelos links abaixo:

Caminhada noturna sexta-feira, 16 de dezembro, 19h: https://forms.gle/iYA1PjXGdK3egsmt9  

Passeio diurno sábado, 17 de dezembro, 9h: https://forms.gle/M7bNR6GHpNinyLos9  

Passeio diurno sábado, 17 de dezembro, 10h30:  https://forms.gle/8P6fEdoL2JQv7o4f9

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com