Connect with us

Nossa Cidade

Gastronomia social: Ceasa forma na terça nova turma da Escola de Cozinha

A aula de encerramento da segunda turma do projeto Cozinha Ceasa/USF – Alimentação Sustentável ISA – foi realizada na última quinta-feira, dia 31 de outubro. Já a formatura será nesta terça-feira, dia 5 de novembro, às 10h, com cerimônia de entrega dos diplomas na Escola de Cozinha da Ceasa Campinas. O certificado é reconhecido pela USF e pelo Ministério da Educação, qualificando o aluno a atuar no mercado de trabalho.

 

 

O projeto é uma parceria entre a Ceasa e a USF e visa a formação profissional de cozinheiras e o estímulo à alimentação saudável, com uso integral dos alimentos. O curso é voltado às famílias atendidas pelo Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), ONG localizada dentro do entreposto campineiro que arrecada o excedente de hortifrútis nos mercados da Ceasa e o distribui a famílias carentes e entidades de Campinas.

 

 
As aulas foram ministradas por chefs docentes do curso de Gastronomia e de Nutrição da USF. Entre os temas abordados ao longo do curso estão cozinha básica, cozinha brasileira, cozinha italiana e oriental, panificação e confeitaria. Os alunos também aprenderam técnicas de cutelaria (manuseio e afiação correta de facas), higiene e manipulação de alimentos e cortes de legumes e carnes.

 

 

“Esse projeto nasceu com o objetivo primário de termos uma proposta educacional que fizesse com que as pessoas que são beneficiárias dos alimentos doados pelo ISA pudessem usar esses produtos na sua integralidade, evitando o desperdício. Posteriormente, a parceria com a USF permitiu organizarmos um curso de extensão, para que as alunas sejam capacitadas profissionalmente como cozinheiras”, explica o diretor-presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba. “Hoje, com a formatura dessas alunas, vemos que conseguimos atingir esse objetivo”, completou.

 

 

 “As alunas se mostraram bastante interessados e participativos durante todo o curso. Tenho certeza que vão aproveitar ao máximo os ensinamentos e agora podem seguir confiantes para o mercado de trabalho”, disse a coordenadora do projeto Cozinha Ceasa-USF, Tuca Petito.

 

 

Serviço

Formatura da 2ª turma de alunos da Escola de Cozinha da Ceasa

 

Data: 5/11/2019

Horário: 10h

Local: Cozinha Ceasa/USF – Escola de Cozinha (Ceasa Campinas)

Endereço: Rodovia D. Pedro I, km 140,5 – Campinas

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com