Connect with us

Nossa Cidade

Gestantes e crianças entre 6 meses e 5 anos devem se vacinar contra gripe

Gestantes e crianças entre 6 meses e 5 anos devem se vacinar contra gripe

A Secretaria de Saúde de Campinas faz um alerta para que as gestantes e os pais de crianças com idade entre 6 meses e 5 anos procurem pela vacina da gripe. Balanço divulgado na manhã desta sexta-feira, 5 de maio, mostra que apenas 15% (1.549) das gestantes receberam a vacina e 11% (8.728) das crianças foram imunizadas contra a doença. 

Desde do início da campanha, em 10 de abril, foram aplicadas 155.178 doses da vacina contra a influenza. As pessoas com mais de 60 anos foram as que mais procuraram pela vacina, com 45%, ou 65.864, vacinados. Os trabalhadores da saúde estão com 27% de cobertura (14.032). Em relação às puérperas, 28% foram vacinadas (438). 

“Em crianças e gestantes, o vírus influenza pode evoluir para formas graves e/ou mortes, em razão das condições de amadurecimento e de produção de anticorpos prejudicados. A vacina é a única forma de prevenir essas complicações”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Daiane Morato.  

As vacinas estão disponíveis para o público-alvo (confira abaixo) em todos os centros de saúde até 31 de maio. Para receber a dose, é preciso apresentar documento com foto e a carteira de vacinação (se tiver). Neste ano, o imunizante protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria.

A vacina pode ser administrada junto com outras vacinas do Calendário Estadual de Vacinação. 

Público

Podem ser vacinados idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, população indígena, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde (inclusive os que atuam em cuidados domiciliares e aqueles que trabalham nos serviços, mas não prestam serviços diretos de assistência à saúde das pessoas, como, por exemplo, recepcionistas e seguranças), gestantes, puérperas, professores, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros. É preciso apresentar documento que comprove o trabalho nestas áreas.  

Mais informações e horários das salas de vacina nos centros de saúde no https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/gripe.

Casos

Campinas registrou 38 casos graves de gripe em 2023. Do total, três pessoas morreram. A primeira vítima tinha 2 anos e morreu em 5 de março. As demais tinham 44 e 95 e morreram em 9 e 12 de abril respectivamente. 

Em 2022 foram confirmados 190 casos graves e 22 mortes. 

A infectologista do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) Valéria de Almeida afirma que a vacina é muito importante e evita complicações causadas pela doença. 

Campanha 

A Secretaria de Saúde lançou nesta sexta-feira, 5 de maio, a campanha “Cada pessoa vacinada conta”. O objetivo é incentivar a procura por todos os imunizantes disponíveis na rede de saúde.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com