Connect with us

Nossa Cidade

GMs do sexo feminino fazem curso de tiro de espingarda calibre 12

 

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado nesta sexta-feira, dia 8 de março, com um treinamento para uso de espingarda calibre 12 exclusivamente para mulheres que fazem parte do efetivo da Guarda Municipal de Campinas. Ao longo deste mês, mais duas turmas também formadas somente por agentes femininas passarão pelo treinamento, totalizando 30 mulheres que serão capacitadas.

 

 

A arma de grosso calibre é utilizada para proteção da guarnição em ações e abordagens nas ruas e também em manifestações públicas. O uso das espingardas calibre 12 exige técnica e habilidade, por ser uma arma de potência maior, com recuo grande.

 

 

No treinamento desta sexta-feira, dez guardas tiveram aulas teóricas pela manhã, e à tarde foram para o estande de tiro para o treinamento prático. No total, 30 guardas municipais do sexo feminino passarão pela capacitação em arma de grosso calibre neste mês de março. As outras turmas farão o curso nos próximos dias 15 e 18.

 

 

“Queremos com esse treinamento mostrar que na Guarda Municipal de Campinas não fazemos diferença entre homens e mulheres. Que na prática, não existe essa diferença. E o curso demonstra que as mulheres estão aptas também a usar esse tipo de armamento”, avalia o secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio.

 

 

Proteção nas ruas

 

 

O curso de habilitação para manuseio de espingarda calibre 12 é necessário para a atividade profissional dos guardas que atuam nas ruas. A arma faz parte do equipamento básico das viaturas e é utilizada para defesa coletiva da equipe durante abordagens. As espingardas também são usadas com munição de elastômero, popularmente conhecidas como “balas de borracha”, quando a Guarda atua em manifestações e aglomerados de pessoas.

 

 

“A intenção é que esse treinamento passe a fazer parte da formação do guarda na Academia, já para as próximas turmas”, explica o comandante da Guarda Municipal de Campinas, Márcio Frizarin.

 

 

O curso é ministrado pelos guardas municipais que atuam na Academia da Guarda Municipal de Campinas. Eles são instrutores de tiro credenciados pela Polícia Federal.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com