Connect with us

Hortolândia

Governo Federal visita local onde será construído viaduto da Vila Real

viaduto Vila Real HOrtolandia

Na tarde de hoje(28/01), o prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini levou o secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério de Infraestrutura, General Jamil Megid; o presidente da RUMO, Guilherme Penin; e o diretor Regional no Estado de São Paulo da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, José Ricardo N. de Carvalho, para conhecerem o local onde será instalado o viaduto sobre a linha do trem na Vila Real. “Assumi a função de secretário no dia 14 e verifiquei que este é um dos primeiros projetos que estão em execução na pasta, por isso resolvi vê-lo pessoalmente”, disse o General, que foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para conduzir a pasta ligada ao Ministério da Infraestrutura.

O processo para a construção da obra está em fase de liberação pelo Tribunal de Contas da União. A visita é uma das primeiras ações do General Jamil, à frente da Secretaria. Além de Hortolândia, ele passou por Santos, São Paulo, Campinas e estava a caminho de Americana, quando passou foi até a linha férrea na Vila Real. “A vinda do secretário até nossa cidade nos dá a segurança de que a reivindicação do Município, respaldado pelo apoio da população, está sendo desenvolvido com responsabilidade e transparência, o que só valoriza nossa conquista diante das outras esferas governamentais”, afirmou Perugini, durante a visita do secretário. A expectativa é que a obra tenha início ainda neste semestre.       

Primeiro da lista

A construção do viaduto para transposição da linha férrea na região central de Hortolândia é prioridade numa lista de obras cuja execução terá o apoio da concessionária Rumo. Numa lista de mais de 40 obras, o viaduto foi escolhido para ser a primeira obra desenvolvida pela RUMO. O anúncio foi feito à Prefeitura em janeiro do ano passado pelo diretor de relações governamentais e institucionais da concessionária de transporte ferroviário de cargas, Emanoel Tavares Costa Júnior. Naquela época, a concessionária confirmou seu interesse em colaborar na obra, que unirá as avenidas Santana (Jd. Amanda) e São Francisco de Assis (Vila Real), além de melhorar o fluxo de veículos, facilitar o acesso entre as regiões da cidade e evitar acidentes envolvendo veículos e trens. 

Em uma lista de mais de 100 cidades, Hortolândia é a primeira da fila para receber obras que serão executadas pela empresa, em virtude do trajeto da linha ferroviária. 

O projeto de obras foi elaborado pela Prefeitura e compreende intervenções desde a igreja Matriz, na Vila Real, até a avenida Santana, logo após a ponte do córrego que corta o Parque Chico Mendes. O viaduto terá passagem de pedestres em ambos os lados e ciclovia em uma das laterais. Há previsão também da construção de 8,2 quilômetros de ciclovia, paralela à linha férrea, desde a região do Jd. Rosolen até o centro da cidade. 

Luta antiga

A construção deste viaduto é uma luta antiga do município, que desde o primeiro do governo do prefeito Perugini busca parcerias para viabilizar a obra. Em 2009, a Prefeitura já havia desapropriado áreas com intuito de agilizar a obra e discutia com o Estado uma possível parceria. Em 2012, após a Prefeitura ter implantado medidas de segurança no trecho de conflito do sistema viário com a ferrovia, o prefeito encaminhou ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) estudo de viabilidade técnica, financeira e ambiental para a obra do viaduto. O projeto, que desde então sofreu algumas adequações, foi analisado pela Rumo e virou uma das prioridades da concessionária. 

Segurança Viária

A construção do viaduto sobre a linha férrea na região central da cidade é uma das ações da Prefeitura para reduzir o número de acidentes de trânsito em Hortolândia.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com