Connect with us

Nossa Cidade

GRU começa a fiscalizar imóveis alvo de denúncias sobre criadouros da dengue

O Grupo de Resposta Unificada (GRU) criado pela Prefeitura de Campinas para agilizar respostas e fiscalizações sobre denúncias relacionadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, realizou nesta quinta-feira, 28 de março, o primeiro dia de visitas a imóveis. Pela manhã, duas equipes percorreram espaços denunciados no Bonfim e Jardim Chapadão.

Somente em março, a Administração registrou média diária de 250 denúncias via 156. O GRU foi criado por meio de decreto, reúne representantes de diversas áreas, e atuará na cidade enquanto ela permanecer em situação de emergência pública para dengue. Campinas está em epidemia e desde janeiro já registrou 32.025 casos e quatro mortes.

“Com esse decreto, todas as secretarias podem fiscalizar e dar o encaminhamento para acabar com os criadouros do mosquito da dengue. Não precisa mais daquela burocracia da Secretaria de Saúde para ir lá verificar se é dengue ou não, se é criadouro ou não. Todos serão capacitados para agir e responder rápido à população”, falou o prefeito, Dário Saadi.

“Essa ação é muito importante para a Secretaria de Saúde porque a nossa potência para dar atenção e respostas para os munícipes já está no limite. E agora, com esse envolvimento dos outros parceiros das outras secretarias nessa força-tarefa, a gente vai poder responder e resolver os problemas que os munícipes estão colocando para nós e fazendo as solicitações de verificação. No sentido de a gente tirar os criadouros, fazer as orientações para que depois as pessoas consigam manter os seus imóveis livre de criadouros do mosquito que transmite a dengue e outras doenças”, explicou a coordenadora do GRU, Christiane Sartori. As equipes desta quinta reuniram funcionários das secretarias de Saúde, Urbanismo, Serviços Públicos e do Clima, além da Emdec, Sanasa, Guarda e Procon.

O diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, também acompanhou as ações pela manhã. Os drones deixaram de ser usados nesta quinta-feira por causa da chuva, mas voltam a operar nas próximas fiscalizações em dias de sol. Os proprietários de imóveis que não foram encontrados durante as ações serão notificados posteriormente para tomar providências.

“Trata-se de uma ação estratégica e inovadora porque envolve todas as secretarias e foi uma estratégia que deu muito certo na época (mais crítica) da covid-19. Então, acho que é uma ação muito importante, coordenada pela Secretaria de Saúde, e que vai agilizar muito as ações de fiscalização no município”, destacou.

O que já foi feito

Desde dezembro de 2023 a Secretaria de Saúde já colocou em prática uma série de medidas consideradas adicionais, sobre o planejamento regular de prevenção e combate à dengue, que inclusive começaram a ser copiadas por outros municípios diante do contexto do aumento de casos da doença. O plano inclui Sala de Situação para análise sistemática, reorganização da rede municipal de saúde e novo site para divulgar informações.

A Prefeitura realizou neste ano oito mutirões, incluindo um regional, onde visitou pelo menos 35,4 mil imóveis para orientar a população e retirar criadouros do mosquito transmissor. Contudo, em cada ação, quase metade dos espaços são encontrados inacessíveis pelos agentes por estarem fechados, desocupados ou em virtude de impedimento dos moradores.

A Administração passou a usar a estratégia de utilização de drones para localizar grandes criadouros do Aedes aegypti como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono. Com isso, chaveiros podem ser acionados e esta medida está respaldada em decisão judicial de 2020, proferida nos autos do processo judicial n.º 1005810-97.2014.8.26.0114, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas.

Outra novidade é o uso de inteligência artificial para ampliar o monitoramento e assistência em saúde aos pacientes com dengue. Toda pessoa diagnosticada ou com suspeita da doença, após atendimento no SUS Municipal, recebe via WhatsApp mensagem disparada pelo chatbot que auxilia a Pasta a acompanhar as condições do paciente. Caso necessário, é feita nova orientação sobre busca por atendimento.

Ações de 2024 em números – atualização até 25 de março

– Controle de criadouros: 254,3 mil imóveis visitados
– Nebulização costal: 37,7 mil imóveis visitados
– Nebulização veicular: cobertura de 37,4 mil imóveis
– Busca ativa + controle de criadouros: 49 mil imóveis visitados
– Avaliação de densidade larvária realizada por agente comunitário de saúde: 27,1 mil imóveis visitados
– Avaliação de densidade larvária feita por agente de apoio ao controle ambiental: 1,6 mil imóveis visitados
– Pontos estratégicos e imóveis especiais: 1,3 mil imóveis visitados

Estatísticas do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) mostram que 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, estão nas residências. Portanto, o enfrentamento à epidemia exige esforço compartilhado entre Poder Público e população para eliminar qualquer espaço com água que possa ser usado pelo inseto para proliferação.

Comitê de prevenção

A Prefeitura conta com um comitê de prevenção e controle de arboviroses desde 2015, que em 2023 passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. Ele reúne 14 secretarias: Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Também participam Defesa Civil, Serviço 156, Rede Mário Gatti, Setec e Sanasa. No comitê é discutida a situação epidemiológica da cidade e, com isso, são desencadeadas as ações intersetoriais e apoio para as ações da Secretaria de Saúde. Mais informações estão no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com