Connect with us

Nossa Cidade

Grupo Primavera abre inscrições para processo seletivo do PACTO

Curso preparatório para o vestibulinho de colégios técnicos, oferecido gratuitamente pela entidade, há mais de dez anos, é voltado a estudantes de 8º e 9º anos do ensino fundamental que frequentam escolas públicas na Região dos Amarais, em Campinas

 

O Grupo Primavera está com inscrições abertas até o dia 15 de maio (terça-feira) para o processo seletivo do curso Preparando Adolescentes para o Colégio Técnico (PACTO), voltado a estudantes do 8º e 9º ano do período da manhã que frequentam escolas públicas da Região dos Amarais, em Campinas. Esse é um curso preparatório para o vestibulinho de colégios técnicos, oferecido gratuitamente pela entidade há mais de dez anos, com duração de um ano e meio. Os interessados em ingressar no PACTO fazem um exame e, ao serem aprovados, seguem para as aulas na sede da instituição.

Segundo Lilian Gibin, coordenadora do curso, as inscrições podem ser feitas pelo site www.gprimavera.org.br e a prova dos candidatos ocorrerá no dia 19 de maio (sábado), das 9 às 12 horas, na sede da organização (Rua Dr. Aristeo Nucci, 30, Jardim São Marcos, em Campinas). “Os resultados serão divulgados no dia 18 de junho no site do Grupo Primavera. E os critérios para aprovação são o desempenho no processo seletivo, desempenho escolar e avaliação socioeconômica”, diz a coordenadora do PACTO, realizado este ano com o patrocínio do Instituto Robert Bosch, CI&T, Instituto 3M e Freudenberg.

Esse reforço do conteúdo escolar dá aos estudantes das escolas públicas condições de prestarem o vestibulinho e concorrerem a uma vaga dos disputados colégios técnicos de Campinas e região. Os alunos do PACTO vêm obtendo elevados índices de aprovação nesses vestibulinhos – somente em 2017, foram 84% de participantes aprovados. “O resultado positivo é fruto de muito estudo, tarefas, simulados, palestras motivacionais, reuniões com os pais, visitas às escolas e empresas da região. E demonstram que o PACTO está consolidado e desperta cada vez mais o interesse dos jovens da comunidade em obterem uma formação técnica.”

O PACTO não é apenas um cursinho pré-vestibulinho, mas um projeto social preocupado com a inclusão social. Nesse sentido, o trabalho é desenvolvido com o foco no “aprender a aprender”, pois a instituição acredita que a educação realmente tem poder de transformação na vida desses jovens e suas famílias. O colégio técnico é um primeiro passo nesse trabalho de inclusão, pois permite ao aluno um ensino de qualidade, a inserção no mercado de trabalho como mão de obra qualificada e permite o suporte necessário para que ele continue estudando, caso queira. Ao longo dos anos, o Grupo Primavera tem percebido que o número de ex-alunos do PACTO que continuam estudando e fazem curso superior vem crescendo e, antes, a maioria fazia universidade privada, mas que agora eles têm sonhado e conquistado lugares também na universidade pública.

Sobre o Grupo Primavera

O Grupo Primavera é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos, Campinas, para atendê-las em programas de educação complementar, cultural e profissional. Classificada como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a entidade – fundada em 1981 –, atende hoje cerca de 500 meninas e meninos, além de seus familiares.

O ingresso no Grupo Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a necessidade dos atendidos estarem matriculados na rede pública de ensino.

A OSC acredita que a educação ética é capaz de transformar a realidade das pessoas, por isso, busca oferecer conteúdos pedagógicos inovadores e princípios relevantes como pontualidade, respeito, participação, colaboração, organização, disciplina, iniciativa e empreendedorismo.

Em seus 37 anos de existência, a instituição já atingiu a marca de mais de 11 mil crianças, adolescentes e jovens por meio de seus programas, com o objetivo de reduzir os riscos sociais aos quais estão expostos, capacitando-os e trabalhando para torná-los membros ativos na sociedade.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com