Connect with us

Nossa Cidade

Guarda Municipal celebra 21 anos e anuncia nova sede na Vila São José

A Guarda Municipal de Campinas (GMC) ganhará uma nova sede a partir de 2019. O endereço será o prédio da antiga Guarda Noturna, na Vila São José. O anúncio foi feito durante a solenidade de comemoração aos 21 anos da Guarda, realizada nesta segunda-feira, dia 16 de julho. 

 

 

 

Ao som da Banda da GM e da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, foram entregues medalhas de honra ao mérito e diplomas de amigo da Guarda Municipal. Os agraciados receberam as honrarias das mãos do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do secretário Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio, e autoridades legislativas. 

 

 

 

 

Em seu discurso, o prefeito Jonas Donizette ressaltou a importância da participação da sociedade civil nas questões de segurança pública. “Podemos ver isso no nosso município. A farda do guarda municipal é uma extensão da bandeira de Campinas. Esses homens e mulheres defendem a nossa sociedade. Sou um prefeito com uma visão humanista, a Guarda Municipal tem vários projetos para se aproximar da sociedade, mas defendo a guarda bem armada.”

 

 

 

 

O secretário de Segurança, Luiz Augusto Baggio, ressaltou que aqueles que não lembram suas instituições e seus heróis perdem seu futuro. “Lembrar os 21 anos da Guarda é lembrar cada um que aqui esteve, cada serviço que prestou. O prefeito Jonas Donizette faz parte destes 21 anos, já são seis anos à frente do comando desta corporação. São quase 30% da vida dessa guarda, dedicados à criação, à manutenção e fortalecimento da GMC que tem entre seus homens e mulheres pessoas extremamente valorosas.”

 

 

 

 

 

Responsável pelo comando da corporação, o comandante da GM, Márcio Frizzarin, agradeceu ao prefeito e ao secretário pela confiança para estar à frente de uma instituição como a Guarda Municipal “comandando homens e mulheres, pais, mães e filhos da sociedade campineira. Ser um guarda municipal não é uma profissão, é um ofício. Exige-se muito de um GM: postura, raciocínio rápido, resistência física, perspicácia, educação, tolerância, conhecimento, moral, coragem, entre outros tantos valores”. 

 

 

 

Nova sede

 

 

A cerimônia foi realizada no antigo prédio da Guarda Noturna. No local, funcionará a futura sede da GM em um espaço de 3.100 metros quadrados. A previsão é que a mudança seja realizada até o início de 2019 e traga uma economia de cerca de R$ 360 mil por ano para a Secretaria de Segurança. Após a reforma, irão inicialmente para o prédio a sede da corporação, o comando da guarda e as superintendências da GM. “Esse também é um patrimônio histórico em relação aos serviços prestados pela Guarda Noturna iniciada pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic)”, destacou Baggio.

 

 

 

A Banda da GMC se apresentou pela primeira vez durante a comemoração dos 21 anos da corporação. Criada pela Lei 043, de 2012, a banda está sendo formada agora. Segundo Frizzarin, é composta por pessoas de diversos segmentos da Guarda, tanto da área administrativa quanto operacional. “Todos têm se esforçado e fizeram uma brilhante apresentação.” A regência foi do maestro Wilson Domingos Dias, trompetista da Orquestra Sinfônica de Campinas, que voluntariamente realiza o trabalho de maestro.

 

 

 

A GMC foi criada em 6 de junho de 1991 (lei nº 6.497) e seu aniversário é comemorado em 14 de julho. Neste dia, em 1997, se formou a 1ª turma de GMs, com 190 recrutas, que iniciou os trabalhos da corporação.

 

 

 

Participaram do evento, secretários municipais de Campinas, presidentes de autarquias, representantes do exército e da Polícia Federal, Militar e Civil, além de autoridades legislativas, representantes de conselhos de segurança e de associações de bairro.

 

 

Dados da Guarda Municipal de Campinas

 

 

A atuação da GMC é uma referência para a comunidade da cidade e da região. Nestes 21 anos, a GM evoluiu e hoje é considerada uma das mais bem preparadas do país.

 

 

 

Atualmente, há 720 guardas municipais na corporação: 151 mulheres e 569 homens. A Guarda conta hoje com uma estrutura de oito bases operacionais e uma base administrativa. A frota possui 85 viaturas, além de motos, bicicletas e micro-ônibus com câmeras. 

 

 

 

Homenagens da cerimônia

 

 

Foram realizadas entregas de duas homenagens para convidados: 

 

A “Medalha e Diploma de Honra ao Mérito” da GMC tem a finalidade de destacar e valorizar profissionais da corporação e foi entregue ao GMs Christopher Alan Tuckmantel, Guilherme Augusto da Costa Pires e Hualace Duarte de Souza.

 

 

A escolha foi feita pela secretaria entre as ocorrências de maior destaque da corporação, no período de junho/17 a maio/18. Eles foram homenageados pela ocorrência registrada em 26 de dezembro de 2017, quando a equipe atendeu uma solicitação para averiguar um crime de extorsão mediante sequestro a uma comerciante do Mercado Municipal. Os GMs conseguiram abordar os suspeitos. Durante a ação, um dos guardas foi tomado como refém. A equipe tentou uma negociação, mas não houve sucesso. Para salvar a vida, o GM Christopher, que estava de refém, reagiu e baleou o suspeito, que foi socorrido mas morreu.

 

 

Durante o evento, também foi entregue o “Diploma de Amigo da Guarda Municipal” para homenagear personalidades que contribuem com a Guarda. Foram homenageadas 20 pessoas. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com