Connect with us

Sumaré

Guarda Municipal de Sumaré intensifica fiscalização contra uso de cerol

 

Sumaré, 19 de julho de 2018

 

Após denúncias, a Guarda Municipal de Sumaré apreendeu na tarde de ontem, dia 18, 96 carretéis de linha chilena, utilizadas para o preparo de cerol, em uma residência no Parque Santo Antônio. A responsável admitiu vender a linha para a comercialização do produto e no local foram encontrados uma máquina artesanal usada para preparar linha com material cortante e livretes de enrolar fumo. A mulher foi conduzida para o Plantão Policial.

Para inibir o uso e a fabricação de cerol, a Guarda Municipal intensificou o patrulhamento para orientar a população, principalmente as crianças neste período de recesso escolar, sobre os riscos da utilização do material, uma mistura cortante que, aplicada às linhas das pipas e papagaios, tem a finalidade de cortar a linha dos brinquedos de outras pessoas. Além disso, ao se deparar com crianças usando esse material, a corporação faz o recolhimento do produto e encaminha a criança aos pais, alertando sobre o perigo e leis que proíbem a atividade. Em situações com vítima, o responsável será levado ao Distrito Policial e responde a processo por lesão corporal culposa.

O uso ou venda de cerol é proibido no Município desde 1998, de acordo com a lei Municipal nº 3224/1998, que também  prevê multa para os responsáveis adultos pelo comércio ou uso do cerol, mas há quem insista em utilizar o produto. A Guarda Muncipal ressalta o perigo em utilizá-lo, pois além do risco de ferir o próprio corpo há ameaças de machucar os indivíduos que estão ao redor. Os maiores riscos são os cortes causados pelas linhas. Os motociclistas e ciclistas são as principais vítimas, e o pescoço é a parte mais atingida, principalmente devido a falta de proteção.

Além disso, há o risco às redes de distribuição de energia. De janeiro de 2017 a maio de 2018, a CPFL Energia registrou oito acidentes causados por pipas em toda sua área de concessão, dos quais seis foram graves ou fatais. Entre 2015 e 2017, as pipas foram responsáveis por 13,142 mil interrupções no fornecimento de energia na área de concessão da CPFL Paulista, que atende a 234 municípios do interior paulista.

“Nossa Guarda intensificou a orientação e prevenção contra o uso do cerol, um material extremamente perigoso, mas muito utilizado pelos adeptos da brincadeira de soltar pipa, principalmente as crianças. É importante alertar sobre o perigo do uso do cerol, mas vemos nos pais a maior fonte de prevenção. O alerta deve começar em casa, evitando que os jovens vão para as ruas portando objetos perigosos e colocando em risco quem está por perto”, disse o prefeito Luiz Dalben.

 

ORIENTAÇÕES PARA SOLTAR PIPA DE FORMA SEGURA

– Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos;

– Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos. Procure locais abertos como praças e parques;

-Tente soltar pipa sem rabiola (rabo de uma pipa ou papagaio que o mantém no ar). Na maioria dos casos, a rabiola da pipa prende na fiação de alta tensão;

– Não empine pipa em cima de lajes e telhados, há risco de queda;

– Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas ou cerol. Também não faça pipas com papel laminado;

– Ao correr atrás das pipas, muito cuidado com o trânsito;

– Caso uma pipa enrosque em fios, não tente retirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus para alcançá-las ou desenrolá-las.

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com