Connect with us

Nossa Cidade

Guardas Municipais da região fazem curso de formação em Campinas

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou da solenidade de abertura do curso de formação de guardas municipais de Cosmópolis, Matão, Pinhalzinho e Pirassununga, nesta segunda-feira (6).

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou da solenidade de abertura do curso de formação de guardas municipais de Cosmópolis, Matão, Pinhalzinho e Pirassununga, nesta segunda-feira (6). A cerimônia foi realizada na Academia da Guarda Municipal de Campinas, que será responsável pelo curso. A nova turma inclui 48 alunos que iniciaram o curso de formação nesta manhã. 

Com mais de 600 horas-aula, em praticamente quatro meses de treinamento, o curso abrangerá várias matérias exigidas para formação de guardas municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, esteve no evento para incentivar os guardas que estão na ativa e que formarão o corpo das guardas de seus municípios. “Todos vocês que prestaram concurso têm uma aptidão, uma satisfação de trabalhar zelando pela comunidade. Aqui vocês vão aprender a como fazer isso. Nossa Guarda é muito respeitada em nossa cidade. A segurança pública é uma preocupação em todo o Brasil e os prefeitos têm dado o seu grau de colaboração por meio das forças municipais que atuam com outras esferas”. 

O prefeito também destacou os desafios da profissão e como uma boa formação ajudará os futuros GMs em suas carreiras. “Esta não é uma profissão simples, porque você trabalha com o lado difícil da sociedade. É preciso ter inteligência, saber como se portar em determinadas situações e,nesta academia, vocês receberão boas orientações para isso”, afirmou. 

Presente à solenidade, o prefeito de Matão, Edinardo Esquetini, contou que o município tinha uma defasagem muito grande na guarda municipal. Após a conclusão de um concurso para contratação de agentes em 2018, veio a dúvida de onde fazer o treinamento. A escolha foi por Campinas e Esquetini parabenizou o município pela estrutura da GM e pela Academia. “Isso nos deu a tranquilidade de mostrar que o município está investindo em segurança pública, que é um dos principais desejos da população, superando muitas vezes a área da saúde. Há uma expectativa muito grande da comunidade para que possamos dar aquilo que a população precisa”. 

O secretário Municipal de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio, reforçou a fala do prefeito sobre a excelência da academia de Campinas. “Vocês estão sendo recebidos por guardas municipais de Campinas que já têm mais de 20 anos de experiência, aproveitem a oportunidade de estar com eles. Na cidade de vocês, atenderão o cidadão que mora no bairro, que passa no centro de saúde, assim como em Campinas. Vocês são muito bem-vindos a esse curso. Fiquem firmes e não desistam”.

Também se dirigindo aos novos agentes, o comandante da GMC, Márcio Frizzarin, afirmou que o serviço público é essencial. “Cada um de vocês tem uma história de vida, vieram de lugares diferentes, mas todos sairão daqui guardas municipais formados. Vocês vão aprender hierarquia e disciplina que vão usar no dia a dia, em casa e para atender a comunidade”. 

O evento também teve a participação do Secretário de Segurança Pública de Pirassunga, Paulo André da Silva Tannús; do secretário de Segurança Pública e Trânsito de Cosmópolis, Carlos Alberto Cavagnini; do comandante da GM de Comópolis, Neandro Mazilio Coelho; além de autoridades legislativas. O diretor da Academia da Guarda Municipal de Campinas, Vanderlei Trabuco,também participou da solenidade. 

Sobre a formação

De 2012 a 2018, a GMC realizou 89 cursos e capacitou quase 7 mil agentes.

Dentro da grade curricular, o conteúdo teórico inclui instituições e gestão integrada de segurança; conduta profissional; conhecimentos jurídicos; conhecimento do espaço urbano local; instruções específicas como prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, defesa civil, entre outros.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com