Connect with us

Nossa Cidade

Habita Ação oferece serviços gratuitos a 4 mil pessoas com 250 voluntários

Numa parceria entre Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e o Rotary Club de Campinas foi realizado o Habita Ação, evento focado na cidadania e na prestação de serviços à comunidade e que aconteceu no último domingo, 31 de março, na Emef Emílio Miotti, região do Jardim Santa Lúcia.

 

 

 

 

De acordo com estimativa dos organizadores, das 8h às 12h cerca de quatro mil pessoas dos bairros que estão inseridos no Projeto Pac Santa Lúcia participaram de atividades diversas num evento que envolveu cerca de 250 voluntários.

 

 

 

A moradora Raquel Souza veio procurar ajuda jurídica que estava sendo oferecida pelos profissionais do Centro Universitário Salesiano (Unisal). “Eu preciso de uma orientação no sentido de obrigar meu ex-marido a pagar a pensão alimentícia. Meu filho já tem 13 anos de idade e ele nunca se prontificou. Fui muito bem atendida e orientada a procurar a Defensoria Pública. O primeiro passo é encontrar a pessoa e o endereço dela”, disse.

 

 

 

 

O repositor de mercadorias Valdeci Dias de Araújo estava muito contente. “Eu vim fazer um exame oftalmológico e cortar o cabelo. Já fui rapidamente atendido e quero aproveitar pra agradecer a iniciativa porque é difícil a gente ter acesso a tantos serviços, num mesmo espaço e ainda de graça. Muito obrigado a todos os voluntários”, completou. 

 

 

 

 

Neste tipo de evento pela primeira vez, o estudante do 3º ano de Engenharia Civil pela UniMetrocamp Widen, Glauber Lotuffo estava entusiasmado. “Muito interessante esta oportunidade que está sendo oferecida às pessoas. No nosso caso, minha equipe está ensinando a limpar uma caixa d’ água porque muitas pessoas não sabem como fazer isso. Estamos tratando de um bem de consumo essencial, que é a água; e aqui, depois de aprender conosco, a pessoa pode ouvir outros profissionais da área de saúde e se prevenir contra doenças graves, tais como a hepatite ou a leptospirose. Está sendo muito bom este contato maior com a população”, declarou.

 

 

 

 

Para o diretor comercial da Cohab-Campinas, Eduardo Nasser, o Habita Ação é um evento já consolidado, no qual voluntários se desdobram para atender o maior número de pessoas nas mais diversas áreas de atuação. “Todos são voluntários e isso já deixa a gente bastante animado. As pessoas chegam, são muito bem atendidas porque aqui todos são profissionais na sua área de trabalho e, ao final, a gente sai com a sensação do dever cumprido porque não há bem maior do que servir ao próximo e às pessoas mais necessitadas que, talvez, jamais tivessem acesso aos serviços oferecidos nesta oportunidade”, afirmou.

 

 

 

 

Participaram do evento o diretor técnico da Cohab-Campinas, Jonatha Pereira; o coordenador do Trabalho Técnico Social da Cohab-Campinas, Daniel Rocha; as assistentes sociais da Cohab e da Sehab, motoristas e funcionários que deram apoio total à manhã de prestação de serviços à comunidade.

 

 

 

 

Confira a lista de instituições e parceiros que participaram das atividades:

 

Instituto do Rim e Hipertensão – Medição de pressão arterial, diabetes e exame de urina e criatinina

 

Universidade São Leopoldo Mandic – Avaliação odontológica, conscientização geral

 

Associação de Oftalmologia de Campinas – Exame de vista completo

 

Exame de Audição

 

Atendimento clínico Dra Stella Herrmann – Nutrição

 

Terra das Andorinhas – Aconselhamento e Teste de HIV/Aids

 

Amigos da Vida – Savi

 

Unisal – Assistência Jurídica no âmbito do Juizado Especial Cível

 

Orientação Previdenciária

 

Corte de cabelos

 

UniMetrocamp Wyden – Orientação sobre Construção Civil e Limpeza de Caixa D´água

 

Marinha, Escoteiros do Mar e Soamar 

 

Rotaract e Interact – Atividades Infantis, pintura de rosto e doação de livros

 

Coordenadoria da Juventude – Orientação sobre Identidade Jovem

 

Ongs Assistidas – IAC Doenças raras e Paica (Com teatrinhos)

 

CIC – 2.a via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito

 

Elaboração de currículos

 

Agendamentos no Poupatempo

 

Procon

 

Ong Juventude

 

Sanasa

 

Samu

 

Amigos da Vida

 

Secretaria Municipal de Saúde -Combate à Dengue, Fauna Urbana

 

Cadastro Único

 

 

 

 

Atrações especiais

 

Fundação Instituto Capoeira Artes dos Gerais

 

Palhaço Palito

 

Dupla sertaneja Ronny e Rangel

 

Carlos Marcos Zanetti

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com