Connect with us

Nossa Cidade

Habitação celebra mês da Consciência Negra com palestra

 

 

O departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), em parceria com a Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), realizou na manhã desta sexta-feira, 17 de novembro, uma palestra para marcar o Dia da Consciência Negra. A data será celebrada na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro.

 

 

O evento faz parte do calendário oficial do município e a convidada da Cohab foi a Dra Elisângela Nunes, do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa do Município. O tema escolhido foi “O Plano Municipal de Igualdade Racial”.

 

 

Elisângela Nunes apresentou um balanço das ações que estão sendo executadas no município e disse que a implantação do Grupo de Criação do Plano Municipal de Igualdade Racial é uma exigência do governo federal.

 

 

“O racismo é mais difícil de combater quando não está previsto em leis, isto é, quando está apenas implícito nas atitudes cotidianas. Devemos lutar contra todo e qualquer tipo de preconceito e contra esse comportamento seletivo que discrimina os negros, orientais, mulheres, homossexuais, portadores de necessidades especiais, etc. Nós precisamos nos mobilizar”, afirmou a palestrante.

 

 

Para Joseane Parnaíba, representante da Cohab e da Sehab no grupo de discussão da criação do Plano Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, este momento é histórico. “Faz 19 anos que trabalho aqui e nunca discutimos este tema. Portanto, quero agradecer à diretoria, esperando que tenhamos novos momentos como este a fim de que possamos transformar a empresa, a cidade e o Brasil numa sociedade mais saudável e, ao mesmo tempo, ampliar a discussão sobre esse tema” disse.

 

 

Segundo Sérgio Max Almeida Prado, coordenador da Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial de Campinas (Cpir), a discussão é muito importante, principalmente porque é instrumento de inclusão. “Particularmente, eu estou muito feliz porque a Cpir sempre era coadjuvante em eventos de outras secretarias como Educação e Assistência Social. Agora, não; estamos deixando de ser apenas participantes para assumirmos o papel de protagonistas nesta importante missão que é a implantação de políticas públicas de igualdade racial”, afirmou.

 

 

Edison Cunha, diretor da Coordenadoria Especial de Habitação Popular (Cehap), disse que a discussão é ampla, mas que os negros também devem buscar seu lugar em todos os setores da sociedade. “Cara, meu pai tinha pele escura e eu entendo muito bem essas questões discriminatórias. Mas quero deixar como exemplo a história de um amigo meu, negro, que decidiu que queria ser repórter da televisão. Ele estudou, se preparou, enfrentou barreiras e preconceitos, mas chegou lá. Portanto, é possível e necessário encarar o problema de frente e não desistir jamais dos sonhos, até porque cor de pele não tem nada a ver com conhecimento e competência”, completou.

 

 

A palestra também foi prestigiada pelo diretor comercial, administrativo e financeiro da Cohab-Campinas, Valter Greve, o diretor jurídico, Rodrigo Zulian, diretores e coordenadores da Sehab e da Cohab.

 

 

A data

 

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior reduto negro do período colonial, o Quilombo dos Palmares.

 

 

A data foi incluída no calendário escolar nacional em 2003 e, em 2011, a Lei 12.519 instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, sendo feriado em mais de mil cidades brasileiras.

 

 

Evento comemorativo

 

 

Estão abertas as inscrições para a primeira saída fotográfica Zumbi dos Palmares, que será realizada no próximo domingo, dia 19 de novembro, das 9h às 12h.

 

 

O ponto de partida será a Estação Cultura, de onde os participantes sairão para conhecer e fotografar os principais pontos de cultura negra na área central da cidade. A atividade é uma ação da Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial de Campinas (Cpir) em parceria com o fotógrafo Elmis Santos, da organização Negritude Socialista.

 

 

Para participar da ação guiada pelo fotógrafo é preciso levar uma máquina fotográfica ou um celular com câmera. As inscrições podem ser feitas pelo link: tinyurl.com/saidafotografica.

 

 

 

Saída fotográfica Zumbi dos Palmares

 

 

Data: 19/11/2017

Horário: 9h às 12h

Local: saída da Estação Cultura,Largo Marechal Floriano, s/nº – Centro

Inscrições: tinyurl.com/saidafotografica

Informações: (19) 3232 0058

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com