Connect with us

Nossa Cidade

Habitação presta contas em reunião do Orçamento Cidadão

 

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Vinicius Riverete, foi o convidado na noite desta segunda-feira, 3 de junho, no encontro promovido no Salão Vermelho pelos conselheiros que integram o Orçamento Cidadão da Prefeitura Municipal de Campinas.

 

Na abertura do evento, o diretor do Orçamento Cidadão, Arlindo Dutra, destacou a importância da participação das lideranças.

 

“Este é um fórum permanente onde os líderes das comunidades apresentam suas demandas diretamente aos integrantes do governo municipal. É a grande oportunidade que temos de apresentar as demandas e ouvir as respostas e justificativas”, apontou.

 

Presidente da Associação de Moradores do Núcleo Residencial Jardim Novo Londres, Maria de Lourdes Cândido dos Santos Bispo, mais conhecida como Beth, a administração pública precisa basear seus projetos no tripé Educação, Saúde e Habitação.

 

“A Habitação é muito importante para as pessoas. A gente pode ter saúde e educação, mas precisa ter um lar para retornar no final do dia. E eu agradeço essa oportunidade porque há seis anos aguardamos a presença de um secretário de Habitação, mas eles nunca vieram. Mas hoje, vamos celebrar porque o secretário Vinicius veio aqui pra nos ouvir”, afirmou.

 

Representando a Câmara Municipal, o vereador Carmo Luiz fez questão de destacar o trabalho que a Habitação vem realizando por toda a cidade.

 

“Havia muito tempo que a cidade esperava por uma equipe coesa e comprometida como essa que está à frente da Secretaria da Habitação (Sehab) atualmente. E na presença do secretário Vinicius, quero enfatizar que a Câmara Municipal está de potas abertas para analisar os projetos e oferecer parcerias que possam minimizar o déficit habitacional do município”, afirmou.

 

Para o secretário Vinicius Riverete é sempre bom participar de eventos que aproximem ainda mais a população do poder público.

 

“Quero iniciar usando uma frase da Beth, do Núcleo Residencial Novo Jardim Londres quando ela diz que as pessoas precisam participar da política. É a forma que a comunidade tem de questionar a administração e buscar solução para suas demandas e eu estou aqui hoje para cumprir minha obrigação que é justamente prestar contas. Sei que, na Habitação, existe um passivo muito grande mas eu não posso falar pelo que aconteceu no passado. Contudo, podem ter certeza de que o prefeito Jonas determinou que nós enfrentássemos essa questão habitacional e estamos fazendo isso. Primeiro com meu antecessor, o ex-secretário Samuel Rossilho, e agora comigo e com minha equipe, estamos buscando soluções para o setor habitacional com o foco em três frentes: Contenção de ocupações, Aplicação da Lei Ehis-Cohab que reduz prazos para a aprovação de empreendimentos habitacionais de interesse social e a Regularização Fundiária com a qual pretendemos entregar 20 mil escrituras definitivas até o final de 2020”, confirmou.

 

Riverete se colocou à disposição, ainda, das lideranças que quiserem acompanhar pessoalmente, os projetos que estão em desenvolvimento tanto na Cohab-Campinas quanto na Sehab.

 

Participaram do encontro o diretor técnico da Cohab-Campinas, Jonatha Pereira, o diretor da Sehab, Marcelo Ferreira e representantes de diversos bairros e núcleos residenciais da cidade.

 

Orçamento Participativo

 

O Orçamento Cidadão é um instrumento de participação popular que possibilita aos moradores indicarem as demandas de suas regiões, o que contribui para o exercício da cidadania.

 

A função do conselho é organizar e coordenar as reuniões com secretários e técnicos da gestão municipal para avaliação e inserção nas leis orçamentárias das propostas do Orçamento Cidadão. Também cabe aos conselheiros acompanhar e orientar a execução orçamentária no que se refere às prioridades de cada região. 

 

Os conselheiros não são remunerados.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com