Connect with us

Nossa Cidade

Habitação promove palestras sobre Saúde do Homem e da Mulher

O Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), em parceria com a Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), promoveu nesta quarta-feira, 22 de novembro, a partir das 8h, no Auditório João de Barro, um café da manhã e um ciclo de palestras sobre a Saúde do Homem e da Mulher.

 

Aproveitando as campanhas promovidas em virtude do Outubro Rosa e do Novembro Azul, foram convidados alguns profissionais que trouxeram estatísticas, novidades e relatos de experiências referentes aos cuidados que as pessoas devem ter e aos exames preventivos regulares a que devem se submeter.

 

Durante a palestra, o urologista Sérgio Bisogni disse, por exemplo, que os tipos de câncer mais comum atualmente são de pele, próstata e pulmão e que 46 mil novos casos são detectados todos os anos.

 

“O diagnóstico precoce é a chave para a cura do câncer. O homem necessita visitar o seu médico regularmente e abandonar de vez o preconceito. É impressionante mas as estatísticas mostram que o medo de perder o desejo sexual é igual ao medo de não ter renda familiar na velhice, mas o homem tem uma resistência muito grande em fazer exames periódicos, especialmente o do toque retal”, afirmou.

 

O mastologista Luiz Henrique Leme também ressaltou a importância do autoexame e da consulta regular ao médico.

 

“Infelizmente até hoje não se conseguiu prever uma doença; o que a gente consegue é bons resultados de cura desde que haja um diagnóstico precoce. As mulheres brasileiras são atingidas, em primeiro lugar, pelo câncer de mama, depois do endométrio e, em terceiro lugar, do colo uterino. É um problema sério de saúde pública que atinge 57 mil novos casos anualmente”, reforçou.

O ciclo de palestras terminou com depoimentos da assessora técnica da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Lídia Benages, da assessora técnica da Sanasa, Mariane de Aguiar Pacini e do jornalista Edison Souza, que contaram como descobriram e enfrentaram a doença.

 

Um café da manhã encerrou o evento.

 

Confira a programação:

 

8h – Abertura

 

8h10 – Palestra “A Saúde Masculina” com o urologista Dr. Sérgio Bisogni, doutor em Ciência pelo Serviço de Urologia da Escola Paulista e Medicina (Unifesp), professor e coordenador do Curso de Urologia da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic (Campinas).

 

8h35 – Palestra “A Saúde Feminina” com o mastologista Dr. Luiz Henrique Leme, responsável pelo Serviço de Mastologia do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, professor adjunto do Departamento de Ginecologia da Faculdade e Medicina da Puc-Campinas desde 1986.

 

9h – Depoimentos de convidados

 

 

Lídia Benages – Assessora Técnica da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania

 

Mariane de Aguiar Pacini – Assessora Técnica da Sanasa

 

Edison Souza – Jornalista

 

9h30 – Debate

 

9h45 – Encerramento com café da manhã

 

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com