Connect with us

Nossa Cidade

Habitação será a primeira secretaria a implantar a biometria na Prefeitura

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) será a primeira, entre as secretarias da Prefeitura Municipal de Campinas, a implantar o sistema de biometria para o registro dos horários de entrada e saída dos funcionários.

A novidade entra em funcionamento já a partir desta sexta-feira,1º de setembro. Atualmente, de acordo com o setor administrativo da Sehab, cada um dos 60 funcionários preenche manualmente um atestado de frequência que é assinado por ele, pelo supervisor imediato e que, posteriormente, é encaminhado à Secretaria de Recursos Humanos.


Para o diretor da Sehab, Vinícius Issa Lima Riverete, a Sehab passa hoje por um processo de modernização em todos os setores e a implantação deste novo sistema representa mais um avanço.

“Estamos buscando a excelência em todos os serviços prestados pela Sehab e a biometria só vai contribuir. Certamente vamos gerar relatórios com mais agilidade, modernidade e praticidade, quer para controle interno, quer para disponibilizar dados para controle externo, se necessário,” completou Riverete.

Segundo o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Samuel Rossilho, não se trata de pressionar ou aumentar a vigilância como muitos estão encarando, mas sim, de tornar os registros mais eficientes.

“Hoje a Biometria é aceita e utilizada em todos os setores de atividades da vida moderna e, às vezes, a gente nem percebe. Qualquer pessoa usa a biometria para acessar o smartphone ou o caixa eletrônico. Este sistema é a garantia de obtermos maior fidelidade, segurança e precisão tanto para o funcionário quanto para o Departamento de Recursos Humanos”, afirmou Rossilho.

A Biometria

Biometria [bio (vida) + metria (medida)] é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Hoje a biometria já é usada na identificação criminal, controle de acesso, utilização de caixas eletrônicos e, brevemente, será obrigatória nas urnas eletrônicas.

Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, como por exemplo, os olhos (íris ou retina), a palma da mão, as digitais (dedos).

A premissa em que este tipo de identificação está fundamentado é que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas, traços aos quais são característicos de cada ser humano.

A primeira etapa a ser vencida é a fase de adaptação. Na Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) o ponto eletrônico biométrico já é adotado desde o último dia 31 de julho para os 140 funcionários da empresa.

Continue Reading
Publicidade

Copyright ©2014-2020 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados.