Connect with us

Nossa Região

HC divulga Plano Operativo para enfrentamento ao coronavírus

O Hospital de Clínicas da Unicamp disponibilizou publicamente na sexta-feira (24/01), o seu Plano Operativo para enfrentamento de possíveis casos de infecção por coronavírus (2019-nCoV). É importante destacar, que o Brasil possui um sistema de vigilância epidemiológica bem estruturado, ativo e eficiente.

A situação epidemiológica, ainda em evolução, está sendo monitorada continuamente pela Vigilância Epidemiológica / Epidemiologia Hospitalar do HC Unicamp e que tanto o protocolo, quanto as orientações serão periodicamente atualizadas, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

A transmissão pessoa-pessoa ocorre com outros coronavírus, como MERS-CoV e SARS-CoV, porém a transmissão, nestes casos, ocorre quando existe contato muito próximo entre as pessoas. Importante ressaltar que existe variação quanto a capacidade do vírus ser transmitido entre pessoas. As investigações estão sendo dirigidas no sentido de conhecer o comportamento e a transmissibilidade do 2019-nCoV. A transmissão pessoa-pessoa se dá através da via respiratória, por secreções produzidas por exemplo, durante episódios de tosse, espirros e coriza, semelhante à transmissão do vírus da influenza.

O HC da Unicamp mantém uma equipe multidisciplinar especializada, inclusive na área de emergência, equipamentos específicos de vestiário, exames laboratoriais e 18 leitos especiais (isolamento) sendo dois pediátricos de pressão negativa com filtro EPA para internação de pacientes com microorganismos de transmissão aérea.

Fonte: HC

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com