Connect with us

Nossa Cidade

Hospital de Campanha para pacientes com Covid-19 começa a funcionar

O prefeito agradeceu à ONG Expedicionários da Saúde (EDS), grupo sem fins lucrativos, que construiu e equipou o hospital. “O Hospital teve um custo de 7 milhões para a construção e agora faremos a operação com um pouco mais de R$ 1.000,00 por leito. Houve um deságio de 15% quando fizemos o edital de chamamento”, contou. A Prefeitura não teve gastos com a implantação.

A gestão será da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar. O presidente da Rede, Marcos Pimenta, ressaltou que o Hospital de Campanha “inicia suas atividades em um momento extremamente sensível, em que há um aumento abrupto do número de pacientes, embora esperado. Ele nasce integrado aos nossos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Samu e com a Secretaria Municipal de Saúde. Sua abertura possibilita desafogar as portas assistenciais”, afirmou.

Jonas Donizette também cumprimentou o presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta, e a toda a equipe da Rede Mário Gatti pelo trabalho, além de destacar a importância da solidariedade de cidadãos que, por meio de doações de recursos e de sua atuação, propiciaram a realização da obra. “Muitas vezes vimos as imagens da China percorrendo a internet com a construção rápida de hospitais e nós conseguimos fazer um hospital em 15 dias”, destacou.

Capacitação

Durante o período da manhã, os profissionais do Hospital de Campanha de Campinas passaram por capacitação para começar a receber os pacientes. As equipes, principalmente da área assistencial (enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas), foram capacitadas para fazer paramentação e desparamentação (colocar e tirar os Equipamentos de Proteção), uso de touca, de luvas, de máscaras e instruídos sobre como usar os EPIs de forma correta.

Além disso, exclusivamente, médicos e enfermeiros receberam também capacitação para situações de emergência de Covid-19, como a intubação de pacientes e os cuidados necessários para proteger o profissional e o paciente no momento deste procedimento.

O controle de pacientes enviados para o hospital será feito via Central de Regulação. Não será porta aberta, ou seja, demandas espontâneas não serão atendidas. A unidade está instalada na sede dos Patrulheiros, no Parque Itália, numa área próxima ao Hospital Mário Gatti, cedida pela administração dos Patrulheiros Campinas.

Recursos

A Administração Municipal vai custear o funcionamento da unidade. Foi realizado um chamamento público e o Instituto Bom Jesus foi o vencedor do certame. O contrato é de cerca de R$ 4,5 milhões por 90 dias para os 54 leitos iniciais. Os recursos são do Governo Federal. A instituição selecionada é responsável por todo o RH do hospital, incluindo as equipes de profissionais da saúde, de assistência, de higiene, além de alimentação, insumos e outros. O hospital também conta com três ambulâncias exclusivas para a Covid-19, que ficarão estacionadas no local para uma eventual necessidade de transporte. A medida é uma parceria com o Exército.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com