Connect with us

Nossa Cidade

Hospital Mário Gatti encerra o Outubro Rosa com Encontro de Vitoriosas

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti encerrou nesta quarta-feira, 26 de outubro, o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, com o Encontro de Vitoriosas, exposição de fotos e premiação do concurso de poesia. Mulheres que venceram o câncer participaram de uma roda de conversa para contar suas experiências no enfrentamento da doença, seus medos e angústias com o diagnóstico e o tratamento.

“O câncer não é uma sentença de morte, mas uma vírgula, dolorosa, é verdade, na nossa vida”, disse Patrícia Toco, diagnosticada com câncer de mama em 2019. Professora de educação física por formação e que trabalha na área da saúde com pacientes oncológicos, ela ressaltou a importância a importância de uma rede de apoio e o suporte de um bom profissional. “Faz toda a diferença”, afirmou.

Maria Helena Ferreira, que venceu o câncer diagnosticado na mama esquerda em 1999 e outro na direita há cinco anos, falou da importância do apoio e carinho recebido para ajudá-la no enfrentamento do tempo difícil. “A palavra agora é de gratidão e a certeza de que tudo passa. Até a uva passa”, brincou.

A enfermeira do Hospital Mário Gatti, Roberta Prado Ramos, diagnosticada com câncer de mama invasivo em 2010, também ressaltou a importância do sistema de apoio da área da saúde e da família. “Não é uma fase fácil. É dolorosa e não é fácil ser paciente quando se é da área da saúde, porque o pensamento vai longe. Mas é uma doença que tem cura e por isso é importante do diagnóstico precoce”, afirmou.

A dentista Cynthia Almeida não tinha história de câncer na família. Em 2003 foi diagnosticada e em 2007 teve metástase na coluna e em 2014 na costela. “Tem muita vida após o câncer e eu sou a prova viva disso. Primeiro você cai, chora, se desespera. Depois vê o que tem que fazer e faz. É preciso sempre estar atenta para a realização de exames para o diagnóstico precoce. Achar que, como não há câncer na família está tudo certo e que não é para se preocupar, não é a atitude correta”, afirmou.

No encerramento do Outubro Rosa, organizado pela área de Humanização da Rede Mário Gatti, houve também o anúncio dos vencedores do concurso de poesia. O primeiro lugar ficou com Ivana Cristina Tagliari, o segundo com Lucas Antônio Oliveira Silva e o terceiro com Roselena Pechoto de Oliveira.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com