Connect with us

Nossa Cidade

Idosos podem se inscrever para oficinas gratuitas sobre mobilidade em Campinas

Idosos podem se inscrever para oficinas gratuitas sobre mobilidade em Campinas

Usar a memória para recriar a Campinas dos últimos 70 anos e refletir sobre as transformações ao longo das décadas, tanto para a cidade quanto para si. Esta é a proposta de uma das atividades oferecidas para idosos pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) dentro do programa UniversIDADE, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). São duas oportunidades de oficinas sobre mobilidade urbana segura, em setembro e outubro, com as inscrições gratuitas já abertas pelo site www.programa-universidade.unicamp.br e também na universidade, presencialmente.

Nos dias 17 e 18 de julho, podem garantir vaga nas atividades os alunos que já são cadastrados no programa. Já no dia 19, haverá o cadastro de novos alunos. Com o cadastro feito, os novos alunos poderão realizar inscrição nas atividades, nos dias 20 e 21. Já entre 22 de julho e 2 de agosto, o sistema ficará aberto para inscrição em vagas remanescentes, para alunos novos e antigos. 

A oficina “Viagem no Tempo: Idosos em Movimento” fará os participantes relembrarem as transformações da cidade a partir de sons e imagens. Com esse resgate, a atividade estimulará a reflexão sobre como circular pela Campinas de hoje, para uma terceira idade ativa e segura. A oficina será no dia 27 de setembro, das 14h30 às 16h30. 

A segunda oportunidade oferecida pela Emdec no UniversIDADE é a oficina “De volta para o futuro: passado, presente e futuro na circulação de pessoas idosas”, que será realizada no dia 11 de outubro, das 14h30 às 16h30. Continuidade da primeira oficina, esta atividade aguçará a imaginação dos participantes, convidando-os a circular pela Campinas do passado, presente e futuro. A ação abordará os diferentes modos e objetivos dos deslocamentos, desafios e gestão da mobilidade no município, e as perspectivas para o futuro das pessoas idosas na mobilidade. 

Ambas as atividades são ministradas por profissionais de Educação para Mobilidade e Desenvolvimento Institucional da Emdec. 

Inclusão e proteção

Segundo o Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito 2022, publicado pela Emdec em maio de 2023, das 151 pessoas que perderam a vida em acidentes de trânsito em Campinas, no último ano, 19 tinham acima de 60 anos, sendo 15 delas pedestres. 

O objetivo das iniciativas é gerar a reflexão sobre as mudanças que todos vivem ao longo do tempo, assim como a cidade, e pensar em maneiras de viver a terceira idade de forma plena e segura, mantendo a integração e inclusão dos idosos à mobilidade urbana.

Além do site do programa, é possível realizar cadastro e inscrição presencialmente, conforme o cronograma, na Secretaria do UniversIDADE, na Praça das Bandeiras, 45 (prédio da DGA), na Cidade Universitária Zeferino Vaz. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (19) 3521-8183.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com